Sentido duplo de circulação da Rua 115, no Setor Sul, passa a valer nesta sexta-feira, 20

A Prefeitura de Goiânia, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), entrega nesta sexta-feira, 20, a conclusão do novo sentido de circulação da Rua 115, no Setor Sul. Com isso, a via será mão dupla. Dentre as melhorias está a retirada do terceiro tempo semafórico para quem acessava a Marginal Botafogo na direção Norte/Sul, implantação uma rotatória no encontro com a Rua 114, além da Rua 121, que passou por inversão de sentido único Sul/Norte.

A Rua 115 passou a ser mão única em 2020, na gestão passada, como rota de desvio devido às obras que ocorriam na Região Sul da cidade, e após levantamento técnico da pasta, a via voltará a ter sentido duplo de circulação. A alteração permite que o condutor saia do Cepal do Setor Sul e chegue à Avenida Ricardo Paranhos e um único corredor.

“Com essa configuração iremos desafogar não só a Marginal Botafogo, mas a Praça do Cruzeiro, Ruas 88 e 86, Avenida Jamel Cecílio, além de retirar carros do Setor Sul, que possui perfil residencial e não conta com estrutura para receber a alta demanda de veículos”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Marcelo esclarece que a partir da melhoria o condutor que trafega no sentido Norte/Sul com objetivo de acessar a Marginal Botafogo não poderá fazer a conversão à esquerda, já que o terceiro tempo semafórico foi retirado para não gerar cauda de veículos. Com isso, ele deverá fazer o retorno à esquerda na rotatória implantada na Rua 114 com Rua 115 para então realizar a manobra à direita, que não terá semáforo, e acessar a Marginal Botafogo. Já quem segue no sentido Rua 88 ou Avenida A poderá seguir normalmente.

Outra melhoria serão as conversões à direita e à esquerda para quem estiver na Marginal Botafogo, já que os motoristas poderão realizar as manobras nos dois sentidos. Quem segue para o Setor Pedro poderá virar à esquerda na Rua 90 normalmente.

A nova configuração foi repassada aos gestores do aplicativo de navegação Waze para atualização, com isso, os condutores podem se orientar por meio do app. Neste primeiro momento, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade estarão posicionados na via para orientar os condutores em caso de dúvidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos