Caiado destaca potencial turístico e econômico do Entorno do DF

Caiado destaca potencial turístico e econômico do Entorno do DF

O governador Ronaldo Caiado participou da abertura da feira #NoEntornoTem, neste sábado (20/10), no Parque da Cidade, em Brasília. Realizado pelo Governo de Goiás, o evento tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas e econômicas dos municípios que compõem a região e deve receber 5 mil pessoas neste fim de semana. Com entrada gratuita, os visitantes têm acesso a tendas dos 13 municípios goianos da Região do Entorno do Distrito Federal, com informações sobre atrativos naturais e culturais, como cachoeiras, grutas, gastronomia, queijos, vinhos, festivais de música, negócios e outras atrações.

“Estamos aqui para mostrar que essa região tem a sua própria identidade, suas belezas naturais e um potencial enorme em cada cidade, seja no turismo, gastronomia, artesanato e outras áreas”, disse o governador. Para ele, o evento aumenta a divulgação da região para os brasilienses e pessoas de outros estados que moram na capital federal, que tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país “Com atividades de lazer, essas pessoas podem promover o desenvolvimento dos municípios do Entorno”, disse Caiado.

O espaço está aberto para a visitação do público neste sábado (21/10), das 8h às 17h, e no domingo (22/10), das 8h às 15h. Diante de um público diverso, de Brasília e Goiás, as cidades do Entorno registram avanços no aperfeiçoamento da logística de turismo e formas de oferecer seus produtos. A feira é realizada por meio das secretarias do Entorno do Distrito Federal (SEDF), da Retomada, Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Relações Institucionais (Serint) e pela Goiás Turismo, com apoio do Governo do Distrito Federal.

“Hoje o objetivo foi mostrar tudo de bom que há no Entorno. Estamos falando de gastronomia, artesanato e cultura, mas, também, de oportunidades”, disse a secretária do Entorno, Carol Fleury. Ela explica que as iniciativas para desenvolvimento da região são graças ao trabalho aguerrido do governador Ronaldo Caiado. “Pela primeira vez, o Entorno tem voz. As pessoas vão sair daqui com outra visão”, disse a secretária.

A feira conta com espaço gastronômico, onde haverá degustação de pratos típicos da região, como receitas com costela e com pequi, por exemplo, além das tendas de artesanato. O evento também possui um espaço reservado para crianças, a Rua do Lazer, com brinquedos infláveis, animais empalhados e outras atrações. O #NoEntornoTem oferece ainda oficinas de robótica com instrutores da Escola do Futuro, para adultos e crianças.

“Estou impressionado com a quantidade de coisas apresentadas aqui, da natureza, gastronomia e cultura. As cidades do Entorno trouxeram, identidade, pertencimento e valorização desse povo maravilhoso!”, disse o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral. Ele cita que o evento é uma prévia do que será apresentado em dezembro no Salão Nacional do Turismo, também em Brasília, com a participação de todas as cidades do Entorno.

Todos os municípios do Entorno do DF estão representados na feira, sendo eles: Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

“Para nós, é muito fácil divulgar o Entorno e a nossa cultura. Precisamos mostrar o nosso potencial, disse o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró. A primeira-dama de Formosa, Carol Marques, elogiou o olhar atento do Governo de Goiás com a realização da feira e garantiu: “Já estamos nos preparando para a próxima!”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos