Cia Jovem de Dança do Basileu se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Companhia Jovem de Dança da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos principais teatros do país, no dia 26 de outubro. O grupo foi convidado pelo projeto Mestres da Dança, que tem o apoio do Youth America Grand Prix (YAGP), a maior competição de estudantes de balé do mundo que ocorre anualmente em Nova York.

Denominado “Baile dos Graduados”, o espetáculo baseia-se em Tatiana Leskova, que, de acordo com as palavras da Coordenadora de Dança do Basileu, Simone Malta, é uma pessoa mítica da dança brasileira, cuja contribuição está para além das pessoas comuns em sua área de atuação. O ballet foi coreografado por David Lichine para o Original Ballet Russe, que reservou à Leskova o papel da “Menina das tranças”, uma de suas criações mais emblemáticas. A encenação também tem como convidados especiais os bailarinos Tindaro Silvano e Domenico Salvatore. Leskova irá supervisionar o último ensaio da companhia.

Tatiana Leskova é uma bailarina de origem francesa, naturalizada brasileira, e é a referência que ajudou a definir os rumos da dança no país, tornando-se um mito em vida, ao ser considerada a grande dama do balé. Ela mudou-se para o Brasil em 1944, aos 22 anos de idade e foi naturalizada brasileira em 1952, tendo exercido diversas funções no balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Nos sentimos honrados, com nossa companhia de dança, em participar desse espetáculo que reverencia a história da dança no Brasil”, destaca Simone Malta. Leskova
O projeto Mestres da Dança é apoiado pelo YAGP, festival nos qual dois estudantes do Basileu França ganharam prêmios na edição deste ano: Ana Luiza Negrão com o primeiro lugar na categoria Sênior Feminina, e João Pedro Silva no primeiro lugar da categoria Júnior Masculina. O Basileu França iniciou sua participação no YAGP em 2005 e, desde então, teve finalistas com premiações, bolsas e contratos em importantes escolas e em companhias de dança do exterior.

A EFG em Artes Basileu França é ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos