A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), marcou presença no XIII Congresso Brasileiro de Regulação, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar). Evento é reconhecido como o principal encontro de regulação na América Latina e reuniu um grupo diversificado de líderes do setor, autoridades governamentais, parlamentares e acadêmicos especializados.
A equipe da AR apresentou o trabalho técnico “Análise de dados no controle de cortes de asfalto em serviços de Saneamento Básico” com uma abordagem inovadora para o controle do quantitativo de cortes de asfalto corrigidos em serviços de saneamento básico, por meio do uso de ferramentas de análise de dados
O presidente da ARG, Hudson Rodrigues de Novais, fez composição no painel “O papel das Agências Reguladoras para o Desenvolvimento Regional”, destacando a união à iniciativa das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs) no Estado de Goiás e a importância do trabalho de Goiânia no avanço da universalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
“Trabalharemos para atingir o máximo possível, até 2033, o nosso desejo nacional de universalização, atendendo às premissas do Novo Marco Legal do Saneamento”, informou Hudson Novais. “Por meio das microrregiões, os municípios goianos vão trabalhar juntos, definindo estratégias, ações e investimentos necessários”, completou.
O presidente da AR também falou sobre a necessidade de ampliação do debate acerca das carências e dificuldades de uma agência iniciante para que outras agências possam contribuir com novas ideias e sobre a necessidade de investimentos em regulação. “É a regulação que vai propiciar um melhor desenvolvimento regional, principalmente, em áreas mais carentes” destacou.