Correios entram de greve parcialmente

Os funcionários dos Correios estão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (12), segundo a Federação nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), as reivindicações dos trabalhadores incluem a contratação de novos funcionários por concurso público, que não acontece desde 2011, além de maior segurança e fim de planos de demissão e outros. As agências franqueadas não estão participando da greve, mas elas representam cerca de 15% do total.

Em Goiás 92,86% do efetivo dos Correios está trabalhando normalmente  e todos os serviços ofertados à população estão mantidos. As agências e centros de distribuição estão abertos e funcionando normalmente. A assessoria de comunicação informou ainda que caso haja necessidade, a empresa colocará em prática o seu plano de continuidade de negócios que prevê, dentre outras ações, o deslocamento de empregados entre as unidades e a realização de horas extras. Ainda assim, estão no aguardo de uma decisão conclusiva por parte do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano de saúde, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos.

Na última terça-feira (6), os Correios começaram a cobrar uma taxa extra de três reais para encomendas com destino ao Rio de Janeiro, tendo como motivo a elevação dos custos da entrega por causa da violência no município. Já na sexta-feira (9), após decisão da Justiça Federal, a estatal suspendeu a cobrança. E então, os Correios também tentaram aumentar o preço do frete para um de seus principais clientes, o site Mercado Livre, mas foram barrados por liminar na semana passada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp