Hotel de Acapulco em que episódios de Chaves foram gravados é atingido por furacão

O Hotel Emporio, no México, foi atingido pelo furacão Otis, na quarta-feira, 25. O local é popularmente conhecido pelos episódios do seriado mexicano “Chaves”, em Acapulco. O furacão registrou velocidade de 270 km/h, deixando 27 mortos e quatro pessoas desaparecidas.

A governadora do estado mexicano de Guerrero, Evelyn Salgado, informou que 80% da costa da região foi afetada.

Hóspedes utilizaram as redes sociais para publicar imagens da destruição do hotel e, na época das gravações de Chaves, em 1970, o local era conhecido como Acapulco Continental.

De acordo com o jornal mexicano El Universal, o hotel teria sido comprado por Emilio Azcárraga Milmo, dono da emissora de Chaves e por isso teria decidido gravar capítulos da série lá, bem como de Chapolin. O objetivo seria divulgar o local.

Em entrevista ao jornal, o empresário Raymundo Ceja disse que os ventos foram intensos. “As portas começaram a inflar e as janelas estouraram. Saímos dos quartos e nos refugiamos em um salão de festas”, afirmou.

Furacão Otis

Classificado na categoria 5, o furacão Otis chegou à costa do México nesta quarta-feira, 25, se intensificando às 15h, no horário do país da América Central. O furacão atinge o país entre as cidades litorâneas de Acapulco até Técpan de Galeana.

De acordo com a coordenadora geral do Serviço Nacional Meteorológico, da Comissão Nacional de Águas (Conagua), Alejandra Margarita Méndez Girón, furacão Otis teve ventos com mais de 200 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 250 km/h.

Por sua dimensão, o fenômeno começou como uma tempestade tropical em Guerrero, Oaxaca e Michoacán, até mesmo na Cidade do México, Morelos e Puebla, e se intensificou para um furacão na categoria 5, entre as 4h e as 6h da manhã desta quarta-feira.

Por este motivo, foi mantida uma zona de prevenção e vigilância dos efeitos dos furacões desde Punta Maldonado até Zihuatanejo, Guerrero, informou o Serviço National Meteorológico.

Ainda observou Alejandra Margarita que a expectativa é que o Furacão Otis continue sobre Guerrero durante as próximas 48 horas após o seu impacto e depois enfraqueça gradualmente, causando chuvas torrenciais e chuvas ocasionais muito fortes em Guerrero, oeste de Oaxaca e leste de Michoacán.

Portanto, até esta quinta-feira, 26, são esperadas pelas autoridades mexicanas chuvas acumuladas de 100 a 150 milímetros (mm), no Estado do México e Morelos, 150 a 200 mm em Michoacán e Oaxaca, bem como 300 a 400 mm em Guerrero.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp