Em 2022, Goiás produziu mais galináceos do que toda a Região Norte

Em 2022, Goiás produziu mais galináceos do que todos estados da Região Norte no País

Goiás produziu mais de 102,8 milhões de galináceos em 2022. É o que indica a Pesquisa da Pecuária Municipal, elaborada e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com essa quantia, o estado foi o que produziu mais do produto animal no Centro-Oeste, visto que Mato Grosso produziu 44,5 milhões de cabeças e o Mato Grosso do Sul, 34,03 milhões.

O Sul Goiano é o maior responsável pela produção de galináceos totais no estado. No ano passado, a produção chegou ao patamar de 52,9 milhões de cabeças. Destaque maior para o município de Pires do Rio, que produziu mais de 15,5 milhões de galináceos, representando 15,09% da produção goiana em 2022.

Apesar desse montante, Goiás contribuiu com apenas 1,63% de toda produção de galináceos no Brasil, que chegou à marca de 1,5 bilhões de cabeças produzidas em 2022. Entretanto, com os mais de 102,8 milhões, Goiás produziu quase que o dobro da produção de todos os setes estados da Região Norte no País que, juntos, alçaram apenas 52,6 milhões de cabeças.

Entre as regiões geográficas no Brasil, a Região Sul foi a que mais produziu galináceos totais, com um montante de 781,6 milhões de cabeças, o que representa quase a metade da produção nacional, 49,2%. A região é seguida pelo Sudeste, com mais de 358,7 milhões e, depois, pela região Nordeste, com 203,8 milhões.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos