Última atualização 22/09/2021 | 20:37
Nesta quarta-feira (14), às 17 horas, será feiro esclarecimentos sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, na sede do Procon Goiás. O documento já está disponibilizado no site do órgão, o cadastro consiste na listagem de todas as reclamações recebidas no ano de 2017, uma lista negra das empresas, e tem como objetivo alertar os consumidores sobre a postura dos fornecedores, visando auxiliá-los na reflexão antes de comprar um produto ou contratar um serviço. A lista também auxilia os fornecedores, no sentido de melhorar a prestação de serviços e a imagem institucional no mercado consumerista.
O levantamento dos dados foi realizado do dia 1º ao dia 12, no Centro de Goiânia, no Araguaia Shopping, na Sede do Procon Goiás e nos postos de atendimento do Vapt Vupt, além das estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo entrevistados mais de 700 consumidores, os quais responderam a um questionário de avaliação acerca da idade, sexo, escolaridade e o comportamento na hora da compra e no pós-venda.
Dia do Consumidor
Na quinta-feira (15), o Procon Goiás receberá o secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, para conhecer a estrutura do órgão que atende as demandas dos consumidores. Na sequência das atividades, ainda no dia (15), o Procon Goiás instalará uma tenda de atendimento com uma unidade móvel, que ficará na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia. Os atendentes do Procon estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, orientar sobre as relações de consumo e registrar as reclamações. Os fiscais darão continuidade às fiscalizações, atendendo denúncias dos consumidores por meio de vários canais.