Inscrições para o Encceja serão abertas em abril

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estarão abertas do dia 16 à 25 de abril e aplicação das provas em 05 de agosto. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

A data foi divulgada nesta quarta-feria (14), pelo portal do Ministério da Educação (MEC) que informou também que neste ano serão quatro aplicações em 5 de agosto será o Encceja Nacional e em em 16 de setembro o Encceja Exterior. As edições para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam também a privação de liberdade, serão em setembro, sendo a edição exterior entre 17 e 21 e o nacional entre 18 e 19.

As provas no turno matutino serão às 9h e no turno vespertino, às 15h30. Em todos os locais com base no horário de Brasília. O resultado está previsto para o último trimestre de 2018.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação, cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. Para o ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação e história e geografia. Para o ensino médio serão: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo pronunciamento do Ministro Mendonça Filho, o edital do Enem 2018 será divulgado na próxima semana e também serão comunicados o calendário e as mudanças relativas ao Encceja.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos