As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), estarão abertas do dia 16 à 25 de abril e aplicação das provas em 05 de agosto. O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
A data foi divulgada nesta quarta-feria (14), pelo portal do Ministério da Educação (MEC) que informou também que neste ano serão quatro aplicações em 5 de agosto será o Encceja Nacional e em em 16 de setembro o Encceja Exterior. As edições para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam também a privação de liberdade, serão em setembro, sendo a edição exterior entre 17 e 21 e o nacional entre 18 e 19.
As provas no turno matutino serão às 9h e no turno vespertino, às 15h30. Em todos os locais com base no horário de Brasília. O resultado está previsto para o último trimestre de 2018.
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação, cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. Para o ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação e história e geografia. Para o ensino médio serão: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Segundo pronunciamento do Ministro Mendonça Filho, o edital do Enem 2018 será divulgado na próxima semana e também serão comunicados o calendário e as mudanças relativas ao Encceja.