Goiás lidera produção nacional de girassol, sorgo e tomate

Em 2022, Goiás se afirmou como um pilar do agronegócio brasileiro, segundo a Radiografia do Agro, uma publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O estado conquistou o topo do ranking nacional na produção de girassol, sorgo e tomate e se destacou como o principal exportador brasileiro de sorgo.

Além da liderança em culturas específicas, Goiás figura como o terceiro maior produtor de grãos do país. O estado produziu 28,8 milhões de toneladas no ciclo 2021/2022, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

No ciclo 2021/2022, foram produzidos 28,8 milhões de toneladas de grãos em Goiás, com destaque para soja, milho, sorgo, feijão, trigo, algodão, arroz, girassol e gergelim. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Goiás em 2022 posicionou o estado em quinto lugar no ranking nacional, respondendo por 9% do VBP do Brasil.

Ranking nacional

O estado mostrou sua versatilidade na produção agropecuária, ocupando posições de destaque em diversas categorias:

  • 1º lugar: girassol, sorgo e tomate;
  • 2º lugar: alho, cana-de-açúcar, melancia, soja e rebanho bovino;
  • 3º lugar: borracha e palmito;
  • 4º lugar: cebola, feijão, abate de bovinos, milho e algodão;
  • 5º lugar: abate de frangos;
  • 6º lugar: batata, leite, trigo, lenha, plantel de aves e rebanho suíno;
  • 7º lugar: rebanho equino e tangerina;
  • 8º lugar: laranja, ovos de galinha, ovos de codorna, abate de suínos e café;
  • 9º lugar: plantel de codornas;
  • 10º lugar: banana, uva e rebanho bubalino.

Exportações

O agronegócio representou 47,5% das exportações totais do Brasil, em 2022. Nesse cenário, o agro goiano aparece em sexto lugar, representando 7,4% do valor nacional. O setor foi responsável por 82,9% das exportações goianas, marcando a maior participação desde o início da série histórica em 2012.

O complexo soja liderou as exportações, com 68,9% do total, seguido por carnes com 16,7%; cereais, farinhas e preparações (8,2%); complexo sucroalcooleiro (3,5%); e fibras e produtos têxteis (2%).

O estado foi o maior exportador nacional de sorgo em 2022 e ficou em segundo lugar em girassol, soja, tomate e mandioca. É o terceiro maior exportador nacional de algodão, milho e carne bovina. E quarto de arroz, etanol e goiaba. Goiás foi o quinto maior exportador de cebola, feijão, trigo e carne de aves. Sexto maior de café e açúcar; e sétimo de melancia, leite e carne suína.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos