Cine Teatro São Joaquim recebe espetáculos de dança “Nega Lilu”e “Titiksha”

O Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura na cidade de Goiás, recebe nesta quinta e sexta-feira ,9 e 10, os espetáculos “Nega Lilu”e “Titiksha”, da companhia de dança Nalini. As apresentações têm entrada gratuita e possuem intérprete de Libras.

As produções abordam temas atuais, que vão desde a resiliência de povos explorados até as relações afetivas no nosso tempo. O evento também oferece oficina de contato e improvisação. No final de cada apresentação, será realizado um bate-papo com o público sobre o processo de criação e temas abordados em cada obra.

Na quinta-feira ,9, às 19h, Valeska Vaishnavi apresenta Titiksha. Já na sexta-feira ,10, às 20h, é a vez de Isabel Mamede e Lunna Gomes entrarem em cena, com a obra Nega Lilu. No segundo dia, das 10h às 12h, será realizada também uma oficina gratuita de contato e improvisação.

A única exigência é que o participante tenha mais de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta se apresentar no dia e no horário da aula.

O evento faz parte de uma circulação da companhia que compreende, ao todo, 12 apresentações em quatro estados brasileiros: Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Este projeto foi contemplado pelo ‘Edital de Fomento à Dança nº 17 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023’.

Sobre a companhia e os espetáculos

A Nalini Cia. de Dança é um grupo que vem se destacando no cenário nacional da dança e realizando circulações nacionais. ‘Titiksha’ é o primeiro solo criado e interpretado por Valeska Vaishnavi, e ‘Nega Lilu’ foi o primeiro espetáculo criado pela artista em 2011.

“Essa circulação é de grande importância, pelo histórico das duas obras e por essa volta à cena presencial, que ainda vem acontecendo com diversos grupos artísticos, incluindo a gente. Estamos animados em levar essas duas obras às cidades que escolhemos e ainda interagir com o público, com as conversas pós-espetáculo e as oficinas”, explica Valeska.

‘Titiksha’ é o termo em sânscrito, semelhante a resiliência e está relacionado com a tolerância diante das adversidades. A obra tem como objetivo personificar esse conceito, retratando a história de povos que foram forçados a abandonar suas origens. A apresentação mostra uma guerreira mística em movimento, simbolizando a força de manter a essência diante de um mundo opressor.

Já a obra ‘Nega Lilu’ é baseada no livro ‘Sem Palavras’ de Larissa Mundim e Valentina Prado. O espetáculo aborda o amor e a busca da plenitude em nosso tempo, explorando as relações afetivas mediadas. A remontagem da Nalini Cia de Dança traz uma nova versão do duo contemporâneo, materializando os estados emocionais presentes na breve história romântica de Nega e Lilu. Mais informações sobre o evento: www.naliniciadedanca.com

Programação

Titiksha
Quando: 09/11 (quinta-feira) às 19h
Entrada gratuita
Obs.: entrada livre sujeita a lotação do local.

Nega Lilu
Quando: 10/11 (sexta-feira) às 20h
Entrada gratuita
Obs.: entrada livre sujeita a lotação do local.

Oficina de Dança Contemporânea – Contato Improvisação
Quando: 10/11 (sexta-feira) das 10h às 12h
Faixa etária: Acima de 14 anos
Entrada gratuita
Obs.: não precisa fazer inscrição, basta chegar ao local com roupa leve e garrafinha com água.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos