Omegle: bate-papo para conhecer estranhos encerra atividades

Conhecido como um local para conversar com pessoas “estranhas”, o site de bate-papo virtual Omegle encerrou as atividades nesta quinta – feira, 9. Na página inicial da falecida plataforma, o fundador Leif K-Brooks,30, relembrou através de um comunicado a trajetória iniciada em 2009. A ideia era oferecer espontaneidade social, onde os usuários eram sorteados para interagir através de troca de mensagens ou por chamadas de vídeo.

“Eu realmente não sabia o que esperar quando lancei o Omegle. Alguém se importaria com algum site que um garoto de 18 anos criou em seu quarto na casa dos pais em Vermont, sem orçamento de marketing? Mas tornou-se popular quase instantaneamente após o lançamento e cresceu organicamente a partir daí, alcançando milhões de usuários diários. Acredito que isso tenha a ver com o fato de conhecer novas pessoas ser uma necessidade humana básica”, disse.

K-Brooks ainda explicou que ao longo dos anos as pessoas utilizavam a plataforma para explorar culturas estrangeiras, obter conselhos e aliviar sentimentos de solidão e isolamento, mas não demorou muito para ser usada de má fé.

“Praticamente todas as ferramentas podem ser usadas para o bem ou para o mal e isso é especialmente verdadeiro no caso das ferramentas de comunicação, devido à sua flexibilidade inata. Não pode haver uma contabilidade honesta do Omegle sem reconhecer que algumas pessoas o usaram indevidamente, inclusive para cometer crimes hediondos e indescritíveis”, afirmou.

Segundo a BBC News, o site foi mencionado em mais de 50 processos contra pedófilos nos últimos anos. Discursos de ódio e xenofobia também foram identificados. K-Brooks afirmou que alternativas para combater as práticas criminosas foram desenvolvidas como uma parceria com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, trabalhos com agências de aplicação de lei e pesquisas de feedback com os usuários.

Os ataques ao Omegle junto a pressão das comunidades on-line renderam estresse e despesas operacionais. Leif K-Brooks não suportou e decidiu colocar um ponto final na história de 14 anos que havia perdido o sentido. Ele encerrou o comunicado oficial lamentando o ocorrido e agradecendo aos internautas que participaram da jornada, os incentivando a lutar pelos seus direitos na internet.

“A batalha pelo Omegle foi perdida, mas a guerra contra a Internet continua. Preocupo-me que, a menos que a maré mude em breve, a Internet pela qual me apaixonei possa deixar de existir e, no seu lugar, teremos algo mais próximo de uma versão melhorada da televisão – focada em grande parte no consumo passivo, com muito menos oportunidade de participação ativa e conexão humana genuína. Do fundo do coração, obrigado a todos que usaram o Omegle para fins positivos e a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso do site. Sinto muito por não poder continuar lutando por você”, disse.

 

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Espetáculo Cerrado Mundo Mágico chega no Parque Mutirama neste sábado, 23

Guia para o fim de semana

Espetáculo Contos de Cativeiro no Teatro Goiânia

Montagem será encenada nesta quinta-feira (21/11), no Teatro Goiânia (Foto: Marley Medeiros)

O Teatro Goiânia recebe o espetáculo Contos de Cativeiro, encenado pelo Quilombo Cultural Orum Aiyê.  A peça é uma celebração da cultura afro-brasileira e um testemunho poderoso do protagonismo negro nas artes cênicas.  A montagem será encenada nesta quinta-feira, 21, às 20 horas, com ingressos a partir de R$ 15. Vendas no sympla.

Museu da Imagem e do Som de Goiás inaugura exposição fotográfica de Kim-Ir-Sen

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura a exposição Caminhos Ancestrais: Um Olhar sobre os Povos Originários do Brasil, com fotografias de Kim-Ir-Sen Pires Leal, nesta sexta-feira (22/11), às 19 horas.

As obras retratam as comunidades indígenas do Brasil, suas tradições milenares, rituais sagrados e a ligação com a natureza. A mostra fica em cartaz até 19 de fevereiro de 2025, com entrada gratuita.

Por meio do olhar atento e da técnica refinada de Kim-Ir-Sen, as fotografias capturam a vida cotidiana e a coletividade desses povos. As imagens levam o público a adentrar em um universo de histórias silenciosas, de tradições milenares e de conexões profundas com a terra e com a espiritualidade.

Sobre o artista

Kim-Ir-Sen, natural de Anápolis e nascido em 1951, é fotógrafo, cineasta e professor. Pós-graduado pela PUC-GO, atuou na Ágil Fotojornalismo, uma agência que marcou o jornalismo no Brasil nos anos 80. Trabalhou na Folha de São Paulo, CNPq e Editora Abril.

Kim-Ir-Sen já realizou 75 exposições, 50 palestras e é curador de mostras fotográficas e cinematográficas. Com 15 prêmios recebidos, ele também foi Conselheiro de Cultura do Estado de Goiás.

Banda Mechanics comemora 30 anos de carreira no Centro Cultural Martim Cererê

O Centro Cultural Martim Cererê, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será palco da celebração dos 30 anos de carreira da banda Mechanics, nesta sexta-feira (22/11), a partir das 19 horas. O show contará com apresentações das bandas Dorsal Atlântica, Spiritual Carnage, Zeugma e Madam No Mercy. Os ingressos estão à venda no site: bilheteriadigital.com.

Formada em Goiânia no final dos anos 1990, a Mechanics se consolidou como uma banda de destaque na cena do rock alternativo nacional. Conhecida por sua sonoridade crua e visceral, a banda abraçou a estética do rock sujo e autoral, influenciada por nomes como The Stooges e Melvins, e expandiu a cena do rock independente em Goiás.

Humorista Tom Carvalho se apresenta no Teatro Goiânia

O humorista Tom Carvalho sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira (22/11), às 20 horas, para um show beneficente em prol das obras sociais do Centro Espírita Grupo André Luiz (Cegal). Toda a renda arrecadada será destinada à instituição.

Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos pelo site: cegal.org.br.

Reconhecido por seu humor leve, inteligente e acessível, Tom Carvalho promete uma noite inesquecível, recheada de risadas e reflexões sobre as situações cotidianas. O comediante, que já conquistou plateias em diversos estados do Brasil, é conhecido por transformar acontecimentos simples em momentos hilários, sempre com espontaneidade e criatividade.

Cerrado Mundo Mágico

O espetáculo Cerrado Mundo Mágico chega ao Parque Mutirama neste sábado, 23, a partir das 15h. De acordo com a organização, o show teatral apresenta uma viagem pelo bioma Cerrado, com música e dança contemporânea.

A direção artística do show e coreografia é de Joisy Amorim, direção musical de Cleyber Ribeiro, com direção cênica e dramaturgia de Wellington Dias. O espetáculo apresenta temas como consciência ambiental e cuidado com a fauna e flora do Cerrado.

As demais atrações do Mutirama seguem funcionando normalmente. Com abertura dos portões às 10h, e encerramento das atividades às 16h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos