Militares da FAB distribuem lápis de cor para crianças em avião vindo de Gaza

Militares da FAB distribuem lápis de cor e desenhos para crianças em avião que traz brasileiros da Faixa de Gaza

Circula nas mídias sociais um vídeo mostrando militares da Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizando lápis de cor e desenhos para as crianças resgatadas da Faixa de Gaza, durante o voo no avião presidencial em direção ao Brasil. A aeronave volta para o Brasil com 32 repatriados. Entre eles, 22 são brasileiros de nascimento, sete são palestinos naturalizados e três são familiares próximos. 

Os brasileiros autorizados a sair da zona de conflito no Oriente Médio conseguiram cruzar a fronteira com o Egito e deixar o território palestino neste domingo, 12. São 17 crianças que estão no avião presidencial saindo do Egito com suas famílias, no início da manhã desta segunda, 13, no horário de Brasília. 

Em um outro vídeo, um militar conversa com os repatriados dentro de um micro-ônibus. “A gente tentou trabalhar aqui para tirar vocês o mais rápido possível e, graças a Deus, deu tudo certo. Estamos aqui à disposição, meu número está lá naquele grupo, se quiserem fazer algum contato podem mandar mensagem”, se dispõe o militar da FAB.

Segundo o Itamaraty, um grupo de 32 brasileiros e familiares embarcou no aeroporto internacional de Cairo e deve chegar ao solo brasileiro ainda nesta segunda, no final da noite. O avião está munido de suprimentos humanitários e tripulado com médico, enfermeiro e psicólogo para atender os brasileiros e seus familiares a bordo. 

De acordo com a CNN, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende recepcionar os brasileiros que estão neste voo. Os 32 brasileiros foram autorizados a deixar Gaza em uma lista divulgada na última quinta-feira, 9. Mas ainda há um segundo grupo com cerca de 40 pessoas na região esperando a autorização na próxima lista. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos