Prefeitura de Goiânia adere ao Virada Ambiental 2023 e incentiva empresas

Legenda: Prefeitura de Goiânia adere ao Virada Ambiental 2023 e incentiva empresas a participarem do Programa Selo Sustentável: parceria entre UFG e Amma promove plantio de mil mudas de árvores (Fotos: Paulo José)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), aderiu ao Projeto Virada Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desta forma, o programa Selo de Sustentabilidade da Amma ganhou mais um incentivo para a participação de empresas que adotarem o Virada Ambiental com o plantio de mudas de árvores.

Na prática, as empresas podem ser certificadas. “A intenção é estimular ainda mais ações socioambientais sustentáveis para ampliar a beleza da cidade e melhorar a qualidade de vida em Goiânia”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.

No ArborizaGYN 3.0, quando será realizado o plantio de 90 mil mudas de árvores em áreas de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Jardins do Cerrado 4, a Amma e a UFG realizam o plantio simbólico de mil mudas, em celebração à assinatura da adesão pela Prefeitura de Goiânia ao Virada Ambiental, pela primeira vez. O acordo com a UFG já havia sido firmado em 30 de agosto de 2023.

“A Amma incluiu o apoio a eventos ambientais como a Virada Ambiental como projetos certificáveis pelo Selo de Sustentabilidade de Goiânia incentivando ainda mais a adesão de empresas sediadas na Capital. É um grande avanço para o meio ambiente”, afirma o biólogo da Amma Pedro Baima.

A primeira empresa a aderir à parceria entre a UFG e Prefeitura de Goiânia foi o Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto). A iniciativa vai promover o plantio de árvores nativas pelos postos de combustíveis.

Selo Sustentável

O programa divide os projetos em sete áreas temáticas: Água, Emissão de Gases do Efeito Estufa, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Energia Limpa, Biodiversidade e Socioambiental. Para que a empresa receba a certificação, é preciso atingir a pontuação de 10 a 40 pontos, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.

Cada tipo de projeto recebe uma nota, e o acúmulo delas gera a somatória de pontos que resultam nos selos. Com 10 pontos, por exemplo, a empresa recebe o Selo de Boas Práticas. Já o Selo Bronze é concedido a organizações que somem 20 pontos. Por fim, os selos Prata e Ouro são certificados a organizações que atinjam 30 e 40 pontos, respectivamente.

A adesão ao programa é voluntária e a certificação é concedida a empreendimentos passíveis ou não do licenciamento ambiental, desde que regularizados junto ao município. Os empreendimentos que tiverem seus projetos aprovados receberão o Selo de Sustentabilidade Ambiental com direito de figurar no Cadastro dos Empreendimentos com Certificação em Sustentabilidade Ambiental e poderão participar do Prêmio Goiânia Sustentável, que todo ano premia as empresas mais engajadas em cerimônia no Paço Municipal.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos