Alemanha convocada para amistoso contra o Brasil

A Alemanha terá força (quase) máxima para os dois próximos amistosos que fará. Primeiro, jogará contra a Espanha no dia 23 de março, depois contra o Brasil, no dia 27, em Berlim. Dos 26 comandados por Joachim Löw, oito foram campeões mundiais.

Confira a convocação da Alemanha:

Goleiros
1 Kevin Trapp
12 Bernd Leno
22 Marc-André ter Stegen

Defensores
2 Marcin Plattenhardt
3 Jonas Hector
4 Matthias Ginter
5 Mats Hummels
16 Antonio Rüdier
17 Jérôme Boateng
18 Joshua Kimmich
26 Nilkas Süle

Meiocampistas/Atacantes
6 Sami Khedira
7 Julian Draxler
8 Toni Kroos
9 Sandro Wagner
10 Mesut Özil
11 Timo Werner
13 Thomas Müller
14 Emre Can
15 Sebastian Rudy
19 Leroy Sané
20 Julian Brandt
21 Ilkay Gündogan
23 Mario Gomez
24 Leon Goretzka
25 Lars Stindl

Se recuperando de uma fratura no pé, o goleiro Manuel Neuer segue fora da convocação, mas é esperado na Copa do Mundo. Mario Götze, que tem recuperado a boa forma no Borussia Dortmund, também não foi convocado, assim como seu companheiro de time Marco Reus, que retornou de uma lesão recentemente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp