Prazo para entrar na lista de espera do Prouni começa nesta sexta-feira

Prazo para que os estudantes manifestem interesse na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) começa nesta sexta-feira (16), e termina na segunda-feira (19). A solicitação deve ser feita pelo site do programa. A lista deve ser  utilizada pelas instituições de ensino superior na convocação para preenchimento de bolsas não ocupadas. Ela vai contemplar os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira chamada.

O Prouni disponibilizará os boletins de desempenho de cada participante para as instituições de ensino que integram o programa. Assim, fica a critério delas analisar quantas vagas não foram ocupadas para convocar novos candidatos. O resultado da lista de espera será publicado pelas universidades no dia 20 de março.

Poderão concorrer na primeira opção de curso:

  • Aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares;
  • Ou aqueles que foram pré-selecionados só na segunda opção de curso, mas não houve formação de turma.

Poderão concorrer na segunda opção de curso:

  • Aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares e não houve formação de turma na primeira opção;
  • Ou que foram pré-selecionados na primeira opção de curso, mas reprovados porque não houve formação de turma.

Critérios para participar:

Para participar do Prouni, é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ter professor da rede pública de ensino.

Tipos de bolsa:

As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos. A inscrição inclui até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp