José Nelto marca para próxima quinta, na Câmara, debate sobre crise no fornecimento de energia elétrica em Goiás

Ocorrerá na próxima quinta-feira (30), às 9h30, no plenário 08, do anexo II, da Câmara dos Deputados, na comissão de Defesa do Consumidor, uma audiência pública com o objetivo de debater as reiteradas quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica no estado de Goiás.

O Requerimento nº. 66/2023, apresentado pelo Deputado Federal José Nelto (PP/GO), vice-líder do governo, visa discutir as medidas a serem implementadas com o fim de garantir à população goiana o fornecimento de um serviço de energia elétrica de qualidade, já que essencial.

“Aqui no Brasil, a terceirização e privatização tem causado inúmeros danos econômicos e sociais. Infelizmente, quando tratamos do serviço de fornecimento de energia elétrica no estado de Goiás, é o maior martírio sofrido por sua população! O Poder Executivo precisa tomar providências definitivas para fins de garantir a rápida melhora dos referidos serviços, já que as medidas até então tomadas foram apenas paliativas frente ao grave problema”, afirma José Nelto.

Vários são os relatos de moradores que se queixam de quedas constante e intermitências na distribuição e com a onda de calor atípica que prevalece no estado. No mês de novembro, o consumo de energia bateu recorde histórico, registrando 225 kw/h .

“Diante desse caótico cenário, esperamos que com a realização da Audiência Pública com a participação do Ministério de Minas e Energia, da ANEEL, da Equatorial, do Procon, da FAEG ,FIEG e de representantes do empresariado do estado, sejam discutidas medidas a serem implementadas com vistas a garantir à população goiana o fornecimento de um serviço de energia elétrica de qualidade, já que essencial.”, explica o Deputado Federal, autor do requerimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos