Prefeitura de Goiânia reforça ações de limpeza após temporal e alerta para descarte correto de lixo

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), dá continuidade à força-tarefa de limpeza em razão do temporal registrado na noite da última terça-feira ,21. Equipes trabalham 24 horas para higienizar ruas, avenidas e praças, a fim de restabelecer a normalidade na Capital o mais breve possível.

“Há dois dias concentramos todos os nossos esforços para retirar a lama e o lixo espalhados pela chuva. Intensificamos serviços como remoção de entulhos, varrição, rastelação e limpeza de córregos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges. A programação também contempla o recolhimento de árvores e galhadas caídas.

Até a manhã desta quinta-feira ,23, a Comurg registrou queda de 127 exemplares e 47 galhos. Em um dia, as equipes conseguiram remover mais de 60 unidades das vias públicas. A ação prioriza desobstruir ruas e avenidas e, em seguida, é feita a remoção dos galhos e troncos.

Dentre os bairros atendidos estão Jardim América, Parque Amazônia, Setor Serrinha, Jardim Colorado, Jardim Goiás, Cidade Jardim, Setor Universitário, Setor Central, Bairro Capuava, Setor Itatiaia, Park Lozandes, Jardim Curitiba, Vila União, Setor Aeroporto e Vila Nova. O plano de ação abrange as sete regiões de Goiânia.

Alisson Borges destaca que os prejuízos não foram maiores graças ao trabalho preventivo da Prefeitura. “Cientes da chegada do período de chuva, fizemos a poda programada de árvores e redobramos a coleta de entulhos. As ações evitaram inundações e acidentes com vítimas, felizmente. Continuamos em ritmo acelerado para garantir a segurança e bem-estar dos goianienses, como determinou o prefeito Rogério”, diz.

O presidente da Comurg alerta os moradores para a importância da colaboração de todos, com o descarte correto de resíduos. “O entupimento de bocas de lobo e transbordamento dos córregos urbanos são consequência direta do lixo clandestino. O cidadão precisa eliminar resíduos em grande volume diretamente nos Ecopontos. É a forma correta de ajudar a manter seu bairro e a cidade em ordem”, destaca.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos