Goiânia terá 12 unidades de saúde funcionando para certificado de vacina neste sábado, 25

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai manter 12 unidades de saúde funcionando neste sábado, 25, das 8h às 17h, para complementação da caderneta com vacinas de rotina e entrega do certificado para realização de matrícula nas redes de ensino públicas e particular.

A prefeitura quer facilitar o acesso de pais, responsáveis e alunos ao documento, que passou a ser exigência no ato da matrícula para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, até 18 anos, com a publicação da Lei Estadual 22.243 de 28 de agosto de 2023.

“Nos últimos dias temos notado um aumento significativo de pessoas indo até às unidades de saúde em busca da declaração. Por isso, vamos abrir 12 unidades neste sábado para atender esse público”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília Castro.

Marília acredita que na próxima semana a procura deve aumentar, já que o período de rematrículas das escolas municipais se encerra no dia 30 de novembro. “Lembrando que durante a semana temos 72 salas de vacinas em funcionamento, das 8h às 17h”, pontua.

O certificado está disponível no site ImunizaGyn da Prefeitura de Goiânia e poderá ser impresso antes de ser levado a uma unidade de saúde juntamente com o cartão ou caderneta de vacinas. No local, o profissional de saúde dará a conferência das doses e, se estiver tudo certo, ele atesta o certificado, caso contrário, a criança ou o adolescente poderá tomar as doses que estejam faltando”.

Marília explica que levar o documento já impresso vai agilizar bastante o atendimento. “As unidades também vão poder imprimir o certificado, mas se a pessoa já leva, facilitará o atendimento”, conclui.

No caso da falta de alguma vacina do calendário Nacional de Imunização da criança e do adolescente, vai ser inserido no documento a informação do desabastecimento como alerta para que os pais retornem em momento oportuno para administração da vacina. “A falta do imunizante não inviabiliza a matrícula”, explica a diretora.

Novidade

A partir deste sábado, Goiânia passa a ter quatro salas de vacinas funcionando nos finais de semana e feriados. Além do Centro Municipal de Vacinação (CMV), do Ciams Urias Magalhães e da UPA Dr Domingos Viggiano, a sala de vacinas do Ciams Novo Horizonte também estará aberta. O atendimento será sempre das 8h às 17h.

Confira as unidades que estão abertas neste sábado

  • Centro de Saúde (CS) Cidade Jardim Michele Muniz do Carmo – Praça Abel Coimbra (ao lado do CSU, na antiga praça da Feira da Cidade Jardim), Setor Cidade Jardim
  • CIAMS Urias Magalhães – Rua Guajajara, entre as ruas Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
  • UPA Dr. Domingo Viggiano – Praça C-201, s/n, Setor Jardim América
  • Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV) – Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
  • UPA Dr Paulo Garcia de Siqueira – Rua DF-02 com Rua DF-18, Lote 14, Chácara do Governador
  • USF Buena Vista – Rua João Amoreles, Qd. Apm II Lote Zero, Residencial Buena Vista I
  • USF Eldorado Oeste – Rua Elo-22 Quadra 22 Lote 35, Parque Eldorado Oeste
  • USF São Francisco – Avenida das Palmeiras, Quadra 89, Lote 10, Bairro São Francisco
  • USF Jardim Curitiba I – Rua JC-22, Área Verde, Jardim Curitiba I
  • USF Jardim Primavera – Rua CP – 38, Quadra 47, Lote 1 a 3, Jardim Primavera
  • USF Vila Mutirão – Avenida do Povo, Quadra D, Vila Mutirão
  • CS Novo Horizonte – Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Vila Novo Horizonte

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp