Governo de Goiás e representantes da Estônia buscam parcerias para impulsionar transformação digital

O Governo de Goiás recebeu representantes da Estônia em uma reunião voltada para fortalecer laços e promover parcerias inovadoras no campo da transformação digital. O encontro, que ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nesta quinta-feira (23/11), foi coordenado pelo vice-governador Daniel Vilela e teve como principal objetivo discutir iniciativas conjuntas que impulsionarão a modernização dos serviços públicos.

A Estônia, conhecida por sua expertise em tecnologia e inovação, foi representada pelo vice-prefeito da cidade de Tartu, Raimond Tamm, que compartilhou experiências e apontou oportunidades de colaboração com Goiás. Durante as conversas, foram discutidos pontos estratégicos de governança, com destaque para a implementação de soluções tecnológicas que melhorem a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos.

O vice-governador destacou que a reunião de trabalho foi o primeiro passo para uma importante parceria e ações de colaboração entre Goiás e a Estônia. “Sou um conhecedor da história que coloca aquele país em destaque no uso da tecnologia, e estamos entusiasmados em receber o Raimond Tamm, que demonstrou como a oferta de serviços digitais é avançada. Acreditamos que uma colaboração trará benefícios significativos para os cidadãos goianos”, apontou.

Daniel Vilela lembrou ainda que na atual gestão, Goiás passou a ocupar a segunda colocação no ranking dos estados brasileiros mais digitais, e que isso vai facilitar a troca de conhecimento com a Estônia. “Queremos avançar em uma parceria e em acordo de cooperação. Temos total interesse e temos muita coisa boa que Goiás já colocou em prática e pode contribuir”, declarou.

Futuro

Como exemplo do nível de digitalização da Estônia, Raimond Tamm, relatou que o país não usa papel nas repartições públicas há mais de 20 anos e que todas as informações dos cidadãos são armazenadas desde o seu nascimento. Segundo ele, todo esse avanço é fruto de uma visão de futuro. “O mais importante é a educação para as novas gerações. É isso que faz caminhar os projetos de digitalização. Esse modelo temos orgulho em apresentar e nos colocar à disposição para colaborar com outras nações”, apontou.

A aplicação da tecnologia na vida dos estonianos foi apresentada pela Estônia Hub – consultoria que atua junto aos estados como interlocutor na implementação de colaboração com outros países. O CEO da instituição, Raphael Fassoni, explicou que os infosistemas usados atingiram a excelência e que é possível traçar paralelos com Goiás para haver parcerias frutíferas. “Na Estônia a tecnologia é o meio facilitador para qualidade de vida, e não temos dúvidas que há meios de trazer experiências para Goiás”, disse.

Presente na reunião, o secretário de Estado da Administração, Francisco Sérvulo, disse acreditar que a “troca de conhecimento e experiência será benéfica para ambas as partes”. O secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, também reafirmou o interesse em conhecer o modelo de plataformas online que facilitam o acesso da população aos serviços governamentais utilizado pela Estônia. A promoção de projetos de formação e qualificação na segurança digital, foi tratada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Netto. As aplicações da digitalização de serviços que gerem o bem-estar também foi acompanhada pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio.

Foi estabelecido um canal de comunicação entre os representantes do Governo de Goiás e os representantes da Estônia, que expressaram otimismo em relação à parceria. A expectativa é que em breve seja assinado um termo de cooperação entre o país e o estado, visando impulsionar a transformação digital no setor público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp