O Facebook anunciou nesta segunda-feira (19), que vai permitir que criadores de vídeos para a rede social cobrem mensalidades de seus seguidores. O programa de assinatura será um teste e liberado para poucos publicadores. Mas, mesmo assim é a segunda iniciativa da rede social para a criação de uma forma de produtores de conteúdo conseguirem ganhar dinheiro com isso.
A mudança de estratégia é uma forma de atrair criadores, em meio a uma disputa com o YouTube pela hegemonia em vídeos na internet. Apesar de ter restringido recentemente os parâmetros necessários para que um publicador ganhe dinheiro, a plataforma de vídeo do Google criou um ecossistema de suporte financeiro que permitiu o surgimento de uma onda de influenciadores digitais em diversas áreas. Os testes começarão nos próximos meses antes de o programa de assinaturas ser aberto para todos os criadores. De acordo com o site “Recode”, isso ocorrerá em meados de abril e permitirá cobranças de 5 dólares por mês.
O Facebook promete não reter nenhuma parte desse pagamento. Apple e Google, donos das lojas de aplicativos, porém, ficam com parte do valor pago, em percentuais que podem chegar até 30%. No começo do ano, a rede social já havia liberado um recurso que permitia enviar pequenas somas de dinheiro a produtores de vídeo durante transmissões ao vivo.
No mesmo anúncio, foi informado que existirá um painel de controle em que anunciantes podem escolher produtores de conteúdo que estejam em um segmento de interesse. O intuito é permitir mais facilmente que marcas interessadas em conteúdo patrocinado encontrem o publicador mais adequado. Outra novidade anunciada pela rede social é a criação de um sistema de gerenciamento de direitos para avisar os criadores de vídeos quando seus conteúdos forem pirateados.