Clima: Governo Federal decreta estado de emergência em 36 cidades

emergência

O governo federal decretou, nesta quarta-feira, 29, um estado de emergência em 36 cidades devido ao risco de chuvas intensas, seca e enxurradas, elevando para mais de 900 o número total de municípios em situação de emergência ou calamidade pública devido a eventos climáticos. Essas informações são provenientes do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Segundo um levantamento realizado por VEJA com dados federais, pelo menos 930 municípios recebem recursos da União para lidar com desastres causados por diferentes fenômenos climáticos. As cidades adicionadas hoje estão distribuídas em estados como Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A declaração de estados de emergência e calamidade pública permite que prefeituras e estados solicitem auxílio federal para a reconstrução de áreas afetadas por catástrofes, abrangendo socorro a vítimas, apoio a serviços essenciais, benefícios previdenciários, redução de impostos e autorização temporária para contratação de empresas sem licitação.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas no Sudeste, incluindo riscos como alagamentos, raios, ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora, quedas de árvores e falta de energia elétrica. Este alerta abrange 522 municípios, com a maioria localizada no Centro-Sul de Minas Gerais, Nordeste do Rio de Janeiro e Norte de São Paulo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos