Prefeitura de Goiânia inicia cadastro antecipado para matrículas de estudantes novatos em escolas e Cmeis na próxima segunda-feira, 4

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia na próxima segunda-feira ,4, às 8h, a fase de cadastro antecipado de matrícula para escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs). O processo de matrícula e solicitação de vagas para 2024 é totalmente online.

As famílias terão mais de um mês para realizar o cadastro antecipado, que deve ser feito até a data da pré-matricula, dia ,8, para escolas e ,11, para Cmeis. A primeira etapa do cadastro antecipado é o preenchimento de formulário que está disponível no site da SME, por meio do portal sme.goiania.go.gov.br. Ao entrar no site, basta clicar na opção “E-matrícula” e no banner “Cadastro Antecipado”.

Nesta etapa, as famílias inserem informações pessoais das crianças e estudantes no sistema da SME e informam se fazem parte dos grupos com prioridade de acesso às vagas na Educação Infantil.

Passo a passo

Passo 1:
No formulário, são solicitados os dados da criança (Dados do Candidato), incluindo o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número do cartão do SUS, além de contatos telefônicos e endereço com CEP. Além dos dados do candidato, há um campo com o título “Dados do Responsável”, onde é necessário incluir nome, CPF, telefone e grau de parentesco com a criança.

Passo 2:
Nesta fase, o solicitante da vaga pode marcar uma das quatro opções de trabalho para que possa ser inserida nos grupos prioritários da Prefeitura de Goiânia:

  • A mãe é trabalhadora autônoma e pode comprovar comprovante de pagamento de contribuição ao INSS ou Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual atualizada;
  • A mãe é trabalhadora e pode comprovar com carteira de trabalho ou contracheque;
  • A mãe é trabalhadora, recebe Benefício de Prestação Continuada e pode comprovar com extrato do INSS e cartão de recebimento do BPC;
  • Não é trabalhadora ou não pode comprovar.

Depois de marcar uma das opções, podem ser anexados até 5 documentos para comprovar a situação de trabalho e integrar os grupos prioritários de vagas da Educação Infantil, que correspondem a 50% das vagas, destinadas de acordo com a Portaria nº 434, de 26 de outubro de 2021.

Passo 3:
Em seguida, são solicitados dados socioeconômicos. Nesta fase, as famílias informam itens referentes à renda, tipo de moradia, como é a fonte de energia elétrica e abastecimento de água, serviço de coleta de lixo e se tem acesso à internet.

Após inserir os dados, é só concordar com termo de aceite e salvar as informações. O sistema abre uma nova tela com um número de protocolo. Para os beneficiários do programa Bolsa Família/Auxilio Brasil, caso o sistema não faça a validação automática, os responsáveis deverão confirmar os dados em uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), até a data do início da pré-matrícula. Se for beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a família terá que confirmar os dados também em uma das CREs.

Confira o endereço de todas as Coordenadorias Regionais de Educação para confirmação das informações cadastrais em caso de grupos prioritários:

–CRE Brasil de Ramos Caiado
Telefone: 62 3558-5681 / 3558-5684
Endereço: Rua Professor Lázaro Costa, quadra 167, lote 10 – Cidade Jardim

–CRE Central
Telefone: 62 3524-1664 / 1729 / 1730
Endereço: Rua 243, quadra 77, lotes 26-29 – Leste Universitário

–CRE Jarbas Jayme
Telefone: 62 3524-1720 / 1722
Endereço: Rua C-75, QD. APM, Lt. APM – Setor Sudoeste

–CRE Maria Helena Batista Bretas
Telefone: 62 3524-2490 / 2491
Endereço: Avenida Goiás Norte, quadra 68, lote 01 – Setor Urias Magalhães

– CRE Maria Thomé Neto
Telefone: 62 3524-5622 / 2202 / 5636
Endereço: Rua C-165, quadra 588, lote APM – Nova Suíça

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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