Goiânia já vacina idosos e imunocomprometidos com doses de reforço da bivalente

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já está vacinando pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos, a partir de 12 anos, com doses de reforço da vacina bivalente. Podem tomar a vacina aqueles que receberam a última dose da bivalente há 6 meses ou mais.

A medida segue Nota Técnica n°83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira ,5, após identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no país, a JN.1 e JG.3. Em Goias não há registro de casos com as novas sublinhagens do vírus.

A vacinação ocorre em todas as 72 salas de vacina do município. Nos finais de semana e feriados, as doses seguem sendo disponibilizadas em quatro locais: no Centro Municipal Vacinação (CMV) e nos Ciams Urias Magalhães, Dr Domingos Viggiano (no Jardim América) e Novo Horizonte.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, destaca a importância do reforço. “Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais vulneráveis, portanto, em caso de infecção, esse reforço aumenta a proteção das pessoas, evitando que desenvolvam as formas mais graves da doença”, diz.

Quem são os imunocomprometidos?

São aquelas pessoas que o sistema imunológico está comprometido, ou seja, possui baixo mecanismo de defesa. Pacientes com câncer que fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico, pessoas com HIV, transplantados, portadores de doença renal crônica que fazem hemodiálise.

Cobertura em Goiânia

Atualmente, a cobertura vacinal com a bivalente de moradores de Goiânia é de 17,18%. Já foram aplicadas 225.168 doses do imunizante.

Acesse o site abaixo e confira os locais e endereços das salas de vacinas durante a semana:
https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/

Confira as unidades que disponibilizam salas de vacinas aos finais de semana e feriados:
– Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
– Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
– Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte
– Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos