Educação estadual cresce em aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação avançaram nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. É o que indicam os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Conforme os dados, a proficiência dos estudantes do 9º ano em Língua Portuguesa subiu de 255,6 em 2022 para 265,6 em 2023. Já em Matemática, o desempenho saltou de 250,4 para 263. Também houve avanços nos resultados da 3ª série do Ensino Médio. Em Língua Portuguesa, a proficiência passou de 267 para 278,2 em 2023. Em Matemática, o avanço foi de 265,3 em 2022 para 276 em 2023.

Para Lina Kátia, coordenadora do CAEd/UFJF, os resultados demonstram a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19. “Esse resultado indica superação. Além de recuperar o tempo perdido, ela (a rede de educação) avançou”, afirmou.

Revisa Goiás
Titular da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou o trabalho realizado pela pasta no sentido de recompor e ampliar a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações está o Revisa Goiás, projeto implementado no início de 2023 e que disponibilizou materiais de apoio para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

“O Revisa foi um material produzido para ajudar o professor a fazer a recomposição da aprendizagem, a promover a aprendizagem, para fazer com que esse professor tivesse um canal entre a sala de aula e a Seduc. Isso foi somado à formação e ao empenho dessa rede”, destacou a secretária.

Participação e desempenho
Os índices de participação e os padrões de desempenho dos alunos também foram destaque nesta edição do Saego. Entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o índice de presença em relação ao número de participantes previstos na Etapa Institucional do Saego foi de 93,7%. Já entre os da 3ª série do Ensino Médio, o índice foi de 91,5%. Uma média de 92,6% de participação entre os estudantes esperados.

“No Ensino Médio vocês conseguiram uma participação acima de 90%, o que não é comum. Normalmente fica em torno de 70%. Em poucos lugares a gente consegue ter um índice acima de 80%. Conseguir colocar quase todos os alunos do Ensino Médio fazendo prova, uma avaliação externa, é uma vitória muito grande”, enfatizou Waldirene Maria Barbosa, supervisora do CAEd/UFJF.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos