Fraturas penianas são mais frequentes no Natal, sugere estudo

Fraturas penianas são mais frequentes no Natal, sugere estudo

A incidência de fratura peniana é maior nos dias próximos ao Natal, entre 24 e 26 de dezembro. É o que indica um estudo de médicos do Departamento de Urologia, do Hospital Universitário de Munique, na Alemanha

O levantamento foi feito com base nos números de casos registrados no hospital entre os anos de 2005 a 2021. Com isso, o artigo publicado British Journal of Urology International (BJUI Internacional) revela que 40 fraturas penianas que demandaram internação ocorreram nos três dias de Natal nos 17 anos observados no estudo. 

Esse número de fraturas contribui para uma incidência diária de 0,78, acima de 0,54 apresentada em outras épocas do ano. Os especialistas responsáveis pelo artigo afirmam que se todos os dias fossem como o Natal, teriam ocorrido 43% mais fraturas penianas na Alemanha a partir de 2005. 

Em contrapartida, o número de fraturas penianas perto da virada do ano é menor. O levantamento analisou o número de casos entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, durante o mesmo período, de 2005 a 2021. Na virada de Ano Novo, a incidência de fratura do órgão genital masculino foi de 0,58. 

“Com base em nossas análises, as fraturas penianas ocorrem em períodos em que os casais desfrutam de momentos de relaxamento, como Natal, finais de semana e verão. Embora não possamos, é claro, recomendar que não se faça sexo durante esses períodos, nossas descobertas soam o alarme, e não os sinos”, afirmam os especialistas no artigo. 

Diante do resultado do levantamento feito e publicado na revista científica, os médicos orientam quanto à prática sexual na época natalina. “No entanto, as nossas descobertas exigem que os casais reduzam o ‘sexo selvagem’ durante os momentos de relaxamento para reduzir o risco de fraturas penianas”, concluem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos