IGDEL discute participação da mulher na política

O melhor momento para aumentar a participação da mulher na política brasileira é agora. A afirmação é do advogado e presidente do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL), Danilo de Freitas, durante a palestra “Empoderamento Feminino e a Participação da Mulher na Política Brasileira”, na quinta-feira, no auditório da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Segundo ele, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) garante que sejam gastos pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário com candidaturas femininas e que sejam utilizados pelo menos 25% do tempo de propaganda partidária para as candidatas.

“A decisão vai garantir competitividade para a mulher que tinha interesse em se candidatar, mas encontrava resistência no uso de verbas do partido”, pontuou. A palestra foi realizada pelo IGDEL, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Escola Superior da Advocacia (ESA/GO), Comissão da Mulher Advogada, Comissão de Direito Eleitoral, Escola Judicial Eleitoral do TRE-GO e contou com a participação de grandes representantes no cenário político municipal, estadual e federal. A vice-governadora do Piauí, Dra. Margarete de Castro Coelho, a senadora Lúcia Vânia, a deputada estadual Lêda Borges e a vereadora de Goiânia, Dra. Cristina Lopes falaram dos desafios e conquistas da mulher na vida pública.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp