Justiça determina pagamento de adicional a trabalhadora de cafeteria em Goiânia

Uma trabalhadora, inicialmente contratada como atendente em uma cafeteria de Goiânia, obteve na Justiça do Trabalho o reconhecimento do acúmulo de funções e o deferimento de um adicional de 20% sobre o salário mensal. O juiz Luciano Crispim, da 13ª Vara do Trabalho, reconheceu as provas que indicaram que a empregada executava tarefas diversas, indo além das atribuições previstas para sua função.

Inicialmente contratada para exercer a função de atendente, a funcionária também fazia suco, temperava carnes, preparava marmitas e pratos feitos, além de preparar alimentos na chapa, limpar banheiros, dentre outras atividades. Ela buscou na Justiça do Trabalho o adicional por acúmulo de função.

Ao analisar as provas testemunhais, o juiz ressaltou que as atividades da trabalhadora iam além do atendimento. Crispim enfatizou que tais responsabilidades ultrapassavam o escopo original da contratação, evidenciando o desempenho também da função de barista.

No processo, a cafeteria alegou que a funcionária se limitava a atender clientes e preparar sucos, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações. No entanto, Crispim destacou que o acúmulo de função ocorre quando há um desequilíbrio entre as atividades inicialmente acordadas e as exigências adicionais impostas pelo empregador, sem contraprestação adequada.

A decisão concede à trabalhadora não apenas o adicional, mas também seus reflexos. A cafeteria ainda poderá recorrer da sentença.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos