A norte-americana Cynthia Kelly entrou com um processo contra a marca de doces Hershey após comprar uma guloseima com um “desenho fofo” da boca e dos olhos na embalagem do produto, mas não encontrar o que esperava ao abrir a embalagem.
Ação contra a Hershey
A ação foi apresentada em um tribunal federal na Flórida. De acordo com o processo, Kelly alega que “não teria comprado o produto Reese’s Peanut Butter Pumpkins se soubesse que ele não tinha os entalhes detalhados da boca e/ou dos olhos, conforme a imagem no rótulo do produto” e que a ação se trata de forma coletiva em nome de “inúmeros consumidores que foram enganados e iludidos pelas imagens nas embalagens dos produtos”.
O processo se juntou a uma lista crescente de marcas de alimentos processadas por propaganda enganosa, incluindo McDonald’s e Burger King. As ações judiciais são julgadas com a justificativa de que as empresas usavam anúncios que não condizem com seus alimentos reais.
Anthony Russo, advogado do processo da Hershey, liderou os processos que aguardam pelo julgamento na Justiça. Para que as denúncias sejam julgadas como propaganda enganosa, será necessário que o defensor argumente com sucesso que os anúncios enganariam um “consumidor razoável”.