Adolescente de 13 anos é o primeiro da história a vencer o jogo Tetris

Adolescente de 13 anos é o primeiro a vencer o jogo Tetris

No final de 2023, o adolescente de 13 anos, Willis Gibson, se tornou a primeira pessoa a vencer na versão original do jogo de quebra-cabeça Tetris, da Nintendo. Até o momento, o feito só tinha sido alcançado por inteligência artificial, segundo informado pelo The New York Times

O jovem postou o vídeo do momento no YouTube, quando colocou as mãos na cabeça e balançou para frente e para trás sem acreditar no que tinha acabado de acontecer. Em sua tela aparecia a pontuação 999.999. “Oh meu Deus, eu não consigo sentir meus dedos”, disse ele que mora em Stillwater, Oklahoma, nos Estados Unidos.

O jogo Tetris

Criado pelo engenheiro de software, Alexey Pajitnov, Tetris foi lançado em 1989, pela Nintendo. O jogo consiste em uma série de blocos que descem na tela do jogador, que deve posicioná-los para formar linhas sólidas para serem eliminadas. A proposta é evitar que os blocos se acumulem na tela, o que torna o jogo longo, se o jogador for bom. 

Até recentemente, o jogo tinha 29 níveis de dificuldade. A cada nível, os blocos descem mais rapidamente a ponto de parecer impossível o olho humano acompanhar a velocidade. Mas na última década, jovens têm testado esses limites, conforme o The New York Times. 

Willis alcançou o feito no nível 157, atingindo a “tela mortal” do jogo, o que ocorre quando um videogame se torna impossível de jogar por limitação de sua codificação. O adolescente joga Tetris competitivamente há dois anos, quando começou a ver o jogo em vídeos no YouTube e se interessou pela simplicidade das regras. 

A partir de então, ele começou a reunir equipamentos para jogar uma versão antiga do Tetris. Sua Mãe, Karin Cox, comprou uma versão de um console Nintendo, RetroN, que usava o mesmo hardware do console que Nintendo original, e uma televisão de tubo para jogar. “É fácil começar, mas é muito difícil dominá-lo”, disse ele na entrevista ao The New York Times. 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos