Trailer odontológico leva atendimento básico para trabalhadores em obras de Goiânia

De acordo com dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), cerca de 27 milhões de brasileiros nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso ao serviço. Isso se torna preocupante já que há relações entre a saúde bucal e doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e hipertensão. Além da questão da auto-estima que influencia nas relações sociais, de amizade, de namoro e até no trabalho. Uma das recomendações da ABO é de que a ida ao dentista seja a cada seis meses, o que é difícil para a maioria das pessoas, seja pela falta de tempo ou acesso ao serviço.

A partir desses dados, o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), trás a Goiânia uma unidade móvel de assistência odontológica as obras de empresas associadas para atendimento aos trabalhadores. O programa itinerante vem atuando desde de 2016 e já atendeu cerca de três mil trabalhadores.

A unidade móvel está neste mês de março na obra do Residencial Persona Bueno, no Setor Bueno, e tem como objetivo atender mais de 80 colaboradores da Brasal Incorporações e o Trailer fica na obra das 7 às 11 horas até sexta-feira (30) . O atendimento é gratuito aos operários nos canteiros de obra de forma que tudo funciona em um trailer equipado para procedimentos básicos, como: limpeza, periodontia, restauração, aplicação de flúor, extrações e atendimentos de urgência.

Já para procedimentos mais sérios de endodontia, canal e cirurgia, o trabalhador é encaminhado a sede do Seconci-Goiás, no Jardim América, onde funcionam nove consultórios odontológicos. A coordenadora odontológica e responsável técnicado Seconci Goiás, Daniela Figueiró, a saúde bucal ainda não é uma prioridade para os brasileiros. “Na hora do atendimento notamos que são muitos os casos de pessoas que nunca  foram ao dentista, por falta de informação ou acesso ao serviço seja ele público ou particular” ressalta.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp