Programa Goiás em Movimento lança obras em Planaltina

O Governo de Goiás deu início, nesta quarta-feira, 10, às obras de recapeamento asfáltico de 85 mil m² de vias urbanas da cidade de Planaltina, que é executado pelo programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios.

“Esse é um programa inteligente e não há, no Brasil, nenhuma parceria similar entre estados e municípios”, pontuou o vice-governador Daniel Vilela, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço.

Conforme o vice-governador, apesar de a responsabilidade do Governo do Estado ser a construção e conservação de rodovias estaduais, “o governador Ronaldo Caiado sabe das dificuldades e necessidades municipais” e, por isso, tem se empenhado na parceria com os prefeitos para executar obras em vias urbanas. “Esse governo tem promovido uma mudança da cultura política-administrativa”, pontuou.

O vice-governador ainda avaliou que, graças ao programa Goiás em Movimento, as obras ficam sob a responsabilidade do governo estadual, desde a licitação até a execução. No caso do município de Planaltina, a expectativa é que a conclusão seja em 45 dias.

“Temos um governo de realizações que olha para nossa comunidade, que ficou muito tempo sem obras”, considerou o prefeito Cristiomário Medeiros.

GOIÁS EM MOVIMENTO

O programa Goiás em Movimento é executado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e tem foco na realização de serviços de conservação asfáltica, drenagem e sinalização horizontal da malha viária urbana em ruas e avenidas definidas pela prefeitura de municípios goianos.

As obras, que não exigem contrapartida das gestões locais, têm alto padrão de qualidade, com aplicação de nova capa em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) ou microrrevestimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos