Na manhã desta sexta-feira,12, a equipe náutica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás(CBMGO) em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizaram uma força-tarefa para retirar uma obra de arte pesando cerca de 13 toneladas que havia caído no lago do Parque Flamboyant, em Goiânia.
Assista ao momento da operação:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Assinada por uma das artistas plásticas mais renomadas em Goiás, Maria Guilhermina, a obra em questão se trata de uma escultura flutuante de pássaros que juntos formam a imagem de um coração e está presente no parque desde a inauguração ocorrida em 2007.
“Tivemos o cuidado para evitar possíveis danos com a retirada e foi uma ação realizada considerando todos os critérios técnicos ambientais e culturais”, explicou o presidente da Amma, Luan Alves.
Durante a operação que durou aproximadamente seis horas, foi necessária a utilização de um caminhão munk para a retirada do artefato da água. A ação também contou com o auxílio da arquiteta Nerisírley Barreira do Nascimento, doutora em arquitetura e urbanismo e especialista em perícias e avaliações urbanas, que avaliou a estrutura após sua retirada.
“Felizmente não houve grandes danos. Houve um deslocamento da peça que envolve as três partes da obra”, explicou.
Após os trabalhos, a obra de arte foi encaminhada ao ateliê da artista plástica para avaliação e reparos. Após o período de recuperação, a escultura retornará ao parque.