Transferências via DOC se encerram nesta segunda-feira, 15

Transferências via DOC encerram nesta segunda-feira, 15, entenda o motivo

o Pix alcançou recorde de transações na última quarta-feira ,6. Foram 152,7 milhões de transferências instantâneas, segundo o Banco Central (BC). Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

Encerra, nesta segunda-feira, 15, a realização de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) pelas instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Até às 22h de hoje, as instituições financeiras vão oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. 

Sendo assim, o prazo máximo de agendamento feito hoje ainda por DOC é o dia 29 de fevereiro de 2024, quando o sistema será encerrado definitivamente no País. Nesta mesma data, encerra o prazo para que os bancos processem os agendamentos enviados pelos clientes. 

Um levantamento realizado pela Febraban aponta que apenas 0,05% do total de transações feitas no primeiro semestre de 2023 foram via DOC, sendo apenas 18,3 milhões entre as mais de 37 bilhões de transações totais feitas nos seis primeiros meses do ano passado. 

Com esse número, as transações feitas via DOC ficaram atrás das transações feitas por cheque, 125 milhões, por TED, 448 milhões, por boleto, 2,09 bilhões, por cartão de débito e de débito, 8,4 bilhões cada, e por PIX, mais frequente, com 17,6 bilhões de transações no mesmo período. 

De acordo com comunicado da Febraban, outra operação também será encerrada juntamente com o DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), que é realizada exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários. 

Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, no comunicado da entidade. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos