Na madrugada desta terça-feira, 16, três pessoas foram presas, em Goiás, por suspeita de aplicar golpes em vítimas de roubos de carros e caminhões. Na denominada Operação Fake Recovery, atuam em conjunto a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com as polícias, o trio formado por dois homens e uma mulher se passava por agentes de segurança em ligações telefônicas para obter informações sobre furto e roubos de veículos de passeio e de cargas. Em posse dessas informações, os três entravam em contato com as vítimas e solicitavam uma quantia em dinheiro para resgatar o veículo.
Segundo a Polícia Civil, o grupo chegou a fazer vítimas em outros estados. Até momento, foi apurado que o trio fez vítimas em nove estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, uma das duas vítimas de lá chegou a pagar R$ 15 mil para resgatar o veículo. Os três se aproveitavam de um momento de fragilidade, valendo-se do fato de que as vítimas não tinham seguro de seus bens, para extorqui-las.
Na atual fase da operação, as duas corporações investigam crimes de associação criminosa, estelionato e corrupção de menores, visto que um quarto integrante é um menor de idade, que também foi conduzido para prestar depoimento.