Moradores resistem a retornar a edifício evacuado no Setor Marista após desmoronamento

edifício

Os moradores de um dos edifícios evacuados após um deslizamento de terra no Setor Marista, em Goiânia, recusam-se a retornar e levantam questionamentos sobre o laudo que assegura a segurança da estrutura para a habitação. Enquanto isso, o segundo prédio deve receber um laudo até quinta-feira, 18, cumprindo o prazo de 72 horas estipulado pela empresa responsável pela obra.

O desmoronamento ocorreu na madrugada da última segunda-feira, 15, levando as síndicas dos dois edifícios afetados a registrar um boletim de ocorrência na tarde de quarta-feira, 16, por crime de desabamento ou desmoronamento. A Polícia Civil está investigando o caso.

Em comunicado, a Opus Incorporada afirmou que, embora o parecer atual garanta a ausência de riscos para a reocupação do edifício, a empresa está direcionando os esforços para atender ao pedido dos moradores, visando a garantir segurança. O laudo foi assinado por um engenheiro registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de São Paulo.

Apesar da aceitação do documento pela Defesa Civil, que confirmou a habitabilidade do prédio, os moradores contestam o laudo e solicitam uma nova avaliação. Diante disso, a Opus Incorporadora concordou em contratar um novo laudo com um profissional escolhido pelos residentes do edifício.

O delegado responsável pelo caso, Luziano Carvalho, informou que uma perícia realizada no local do desmoronamento buscará esclarecer as causas do incidente, com os resultados previstos para os próximos 15 dias. A Opus afirmou que cerca de 22 famílias estão hospedadas em um hotel, custeadas pela empresa desde o desmoronamento, enquanto outras estão temporariamente abrigadas em casas de amigos ou parentes.

Nota na íntegra do Opus Incorporadora

A Opus Incorporadora encaminhou nesta terça, 16 de janeiro, o parecer técnico atestando com plena segurança que não existem riscos ao edifício Catas Altas decorrentes do incidente ocorrido na Rua 1128 na madrugada do dia 15. Já o parecer técnico do Edifício Villa Lobos, tem previsão para ser liberado em aproximadamente 72 horas.

O documento foi assinado pelo engenheiro especializado em fundações e contenções, Antônio Aparecido de Oliveira, com a devida emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida pelo Conselho Regional de Engenharia do Estado de Goiás (CREA). Com o parecer e a ART, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também liberaram o retorno dos moradores para o Edifício Catas Altas.

Seguindo seu princípio de transparência, no final da manhã de hoje, a incorporadora levou seu corpo técnico para uma reunião com os moradores do Catas Altas para apresentar e explicar o parecer técnico. A pedido da Opus, o encontro foi acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CREA. Diante do receio de alguns moradores em voltar ao prédio, a empresa e os moradores concordaram em também contratar um laudo emitido por profissional indicado de comum acordo entre incorporadora e condomínio.

A incorporadora ressalta que, embora o atual parecer já ateste a ausência de riscos para que o prédio volte a ser habitado, os esforços da empresa visam atender ao pedido dos moradores para que se sintam igualmente seguros.

O compromisso da Opus Incorporadora tem sua base na excelência de seus processos, na qualidade de suas obras, na satisfação dos clientes e no relacionamento com as pessoas, o que inclui a vizinhança de suas obras. São 17 anos de história, e uma jornada de inúmeros prédios construídos em Goiânia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos