Deputado quer banir “viés ideológico” do Enem e concursos públicos

Deputado quer banir “viés ideológico” do Enem e concursos públicos

O senador Cleitinho (PL-MG) apresentou um projeto de lei que visa proibir a presença de questões com viés ideológico no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em concursos públicos e vestibulares de universidades públicas. Segundo críticos, tais questões alimentam controvérsias, influenciando o debate educacional.

De acordo com o PL 6.138/2023, a banca examinadora ficaria sujeita a penalidades. Entre elas, suspensão de até cinco anos na participação de concursos públicos e vestibulares de universidades públicas, além de multa, caso descumpra a medida. A proposta ainda não foi encaminhada para análise das comissões do Senado.

Na justificação do projeto, Cleitinho argumenta que as avaliações devem primar pela imparcialidade, buscando a seleção de candidatos com base em critérios técnicos e promovendo o pensamento crítico, independentemente de viés ideológico.

“A utilização dessas questões, a exemplo do que aconteceu no último Enem com relação a questões que criam uma imagem negativa do agronegócio, condiciona o que o ensino nas escolas para os anos seguintes, o que coloca em risco todo o sistema educacional”, alega.

Parcial

Cleitinho expressa preocupação com o impacto dessas questões no sistema educacional, argumentando que a introdução de ideologias em exames públicos ameaça a imparcialidade do ensino. O senador destaca que é legítimo ter ideologias, contudo defende a exclusão desse elemento nos ambientes escolares e em processos seletivos.

O senador destaca a polêmica ocorrida no último Enem, em novembro de 2023. A bancada do agronegócio e opositores ao governo buscaram anular questões por suposto viés ideológico. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) exigiu explicações do ministro da Educação, Camilo Santana, referentes a uma questão que criticava a lógica do agronegócio no Cerrado.

A questão em referência tinha um texto que dizia que, no Cerrado. O enunciado dizia que o “conhecimento local” está subordinado “à lógica do agronegócio” e o “capital impõe conhecimentos biotecnológicos” que trazem consequências negativas. O trecho em questão faz parte de um artigo que a Revista de Geografia da Universidade Estadual de Goiás publicou . (** Com informações da Agência Senado)

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos