PF inclue termos “cisgênero” e “transgênero” em cadastros de depoimentos

PF inclue termos

A Polícia Federal (PF) decidiu incluir os termos “cisgênero” e “transgênero” à lista de dados pessoais utilizada para registrar informações de pessoas que prestam depoimento na corporação, sejam elas testemunhas ou investigadas.

Dessa forma, essas classificações passam a ser formalmente incluídas em relatórios e documentos oficiais, assim como as identificações relacionadas à “orientação sexual”, onde o depoente pode ser categorizado em campos como “heterossexual” e “homossexual”.

Considerando que esses termos podem ainda não ser familiares para parte da população, a documentação continua a ser acompanhada por uma explicação fornecida pela própria PF, ao lado da identidade de gênero, apresentada entre parênteses.

Um exemplo do modelo adotado pela PF inclui a seguinte descrição: “Identidade de gênero homem (cisgênero; se identifica com o gênero do nascimento), orientação sexual heterossexual, nacionalidade brasileira”, com a explicação inserida entre parênteses. No caso de indivíduos transgêneros, a PF inclui a explicação de que a pessoa não se identifica com o gênero atribuído ao nascimento.

De acordo com a PF, essa medida está alinhada com a política estabelecida pelo atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação às pautas LGBTQIA+. Desde janeiro, o governo também começou a adotar o termo “todes” em cerimônias oficiais. Essa expressão é utilizada como uma forma de “pronome neutro” para referir-se a pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos