Abre hoje o prazo para eleitores transexuais e travestis incluírem nome social ao título de eleitor

O registro do nome social independe da atualização da identidade de gênero e menores de 18 anos podem fazer a solitação

Transexuais e travestis podem incluir a partir desta terça-feira (03), o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições e atualizar sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. O prazo para solicitar a inclusão vai até o dia 9 de maio e quem o perder só poderá realizar a mudança após as eleições. Ao realizar a atualização, o eleitor já poderá votar este ano com seu nome social.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero podem ser feitas no cartório ou no posto de atendimento que atenda à zona eleitoral do interessado. Sendo necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto durante a solicitação.

O novo documento será impresso e entregue após o ato, com o mesmo número de inscrição, mas a atualização da identidade de gênero constará apenas no cadastro eleitoral e não será impressa.

O nome social, é aquele que diferente do nome civil, se refere ao nome que transexuais, travestis ou qualquer outro gênero preferem serem chamados cotidianamente. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero (masculino ou feminino) a pessoa se identifica.

Ainda de acordo com o TSE, as medidas foram tomadas para além de garantir a identificação desejada para assegurar também o tratamento digno ao eleitor. O registro do nome social independe da atualização da identidade de gênero e menores de 18 anos podem solicitar a inclusão de nome social.

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp