O objetivo é conscientizar as crianças e jovens sobre a importância de se combater essa e outras formas de violência
O Ministério Público de Goiás lançou a campanha institucional de conscientização e enfrentamento ao bullying no ambiente escolar. A ação está inserida no projeto MP Amigo do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, que foi iniciado no ano passado. Denominada Bullying: Não fique calado! será realizada na primeira semana de abril, com o objetivo de mobilizar os jovens dentro das escolas públicas e privadas de Goiás, através de atividades didáticas e projetos pedagógicos, a se conscientizar, prevenir e combater o bullying e outras formas de violência.
De caráter educativo, a campanha também mobiliza as promotorias de justiça de todo o estado no sentido de expandir as recomendações por todas as unidades de ensino, adotando desta forma, medidas que promovam a pacificação no ambiente escolar. O material que será utilizado, busca chamar a atenção para a necessidade de não se calar diante de atos de violência como o bullying, despertando o engajamento e a união de forças.
Segundo a coordenadora do CAO Educação, Liana Antunes Tormin, a campanha contra o bullying foi idealizada com o objetivo de atender a uma demanda crescente registrada nas promotorias de Justiça, como decorrência do aumento de casos de violência no ambiente escolar. A promotora afirma que os episódios ocorridos em Goiás em 2017 reforçaram essa percepção e contribuíram para a articulação do CAO na execução do projeto
Visando potencializar os resultados desse trabalho, está sendo planejada para a primeira semana de abril uma ampla mobilização institucional no Estado, como programação comemorativa à Semana Estadual de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying nas escolas da rede pública e privada da educação básica. Essa data foi instituída no calendário oficial de Goiás pela Lei nº 17.696/2012.
MP Amigo
Liana Antunes adianta que a campanha pela paz na escola e o programa MP Amigo terão ainda outros desdobramentos ao longo deste ano, com abordagens de outros temas relacionados ao ambiente escolar. E recorda que uma das primeiras ações do projeto em 2017 foi o concurso que premiou 12 escolas por projetos pedagógicos de inclusão digital e incentivo à cultura da paz (leia no Saiba Mais). A proposta do MP Amigo é aproximar o Ministério Público da comunidade escolar.