Cientistas encontram 85 planetas com temperatura adequada para a vida

Cientistas encontram 85 planetas em zona de temperatura adequada para a vida

Astrônomos da NASA podem ter descoberto 85 novos sistemas com planetas na zona de temperatura ideal para sustentar a existência de vida. A descoberta pertence a uma colaboração internacional liderada por Hawthorne e publicada nesta quarta-feira, 25, nas notícias mensais da Sociedade Real de Astronomia.

O Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito (TESS) foi responsável pela identificação dos astros. Eles têm tamanhos similares a Júpiter, Saturno e Netuno.

A TESS coletou os dados por meio de sombras que geralmente passam em frente a uma estrela. Normalmente, o objeto é considerado um exoplaneta quando passa três vezes em frente à estrela e, assim, é determinado seu período de órbita. No entanto, os cientistas envolvidos na pesquisa analisaram sistemas com apenas duas passagens, indicando órbitas mais longas e, possivelmente, temperaturas mais amenas.

Exoplanetas

Os possíveis exoplanetas encontrados têm um período de órbita entre 20 e 700 dias, enquanto a maioria dos astros analisados pela TESS orbitam suas estrelas em 3 a 10 dias. Das descobertas, são 60 novas e 25 sistemas encontrados entre os dados da TESS por equipes independentes.

O pesquisador Faith Hawthorn, da Universidade de Warwick, contou que, nessa pesquisa, a equipe utilizou um algoritmo para analisar uma amostra de 1,4 milhões de estrelas. Após um processo ‘doloroso’, eles reduziram o número para 85 descobertas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos