Testes realizados por cientistas chineses em cobaias com uma cepa mutante do coronavírus (SARS-CoV-2) comprovaram que o vírus é 100% letal. Os profissionais afirmaram que todas as cobaias morreram de forma ‘surpreendente’ após oito dias de testes.
De acordo com o Daily Mail os estudiosos clonaram um vírus semelhante ao da Covid-19, conhecido como GX_P2V, e testaram em ratos modificados geneticamente para apresentarem a proteína AC2, usada pelo SARS-CoV-2 para infectar novas células.
Os cientistas ficaram surpresos ao encontrar níveis altos de carga viral no cérebro e nos olhos dos ratos. Isso sugere que o GX_P2V, mesmo relacionado à Covid, se multiplica e se espalha pelo corpo de uma forma diferenciada.
O estudo realizado pela Universidade de Tecnologia Química de Pequim, na China, descobriu o micro-organismo na Malásia em 2017, antes da pandemia de covid-19.
Após a descoberta, os cientistas clonaram o vírus e o armazenaram no laboratório em Pequim, onde ele continuou evoluindo. Especialistas acreditam que o vírus pode ter sofrido uma mutação durante o armazenamento, aumentando sua virulência.
O tabloide informou ainda que em um artigo científico pré-publicado no repositório científico bioRxiv, destaca que a descoberta “tem um risco de contágio de GX_P2V para os humanos”.