Segundo informações da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), 580 quilômetros de rodovias estaduais deverão ser repassados para o Governo Federal, conforme prevê o projeto enviado à Assembleia Legislativa de Goiás. Ficou estabelecido que a Agetop entregará os trechos em bom estado de conservação. O Governador Marconi Perillo garantiu que R$ 1,3 bilhão serão destinados para as obras nos próximos dois anos.
O processo de federalização envolve GO’s que coincidem com trechos de rodovias federais que cruzam Goiás. Essa transferência de administração irá reduzir os gastos estaduais de manutenção. Dessa forma, outros projetos na área poderão receber investimentos dos recursos poupados. A União será responsável pelos serviços de obras de melhorias. Foi levado em conta o interesse socioeconômico das regiões durante as negociações entre os dois governos.
Serão federalizados: 227 quilômetros da GO-118, trecho Divisa GO/DF-Campos Belos; 156 da GO-050, trecho Jataí-Chapadão do Céu (Divisa GO/MS); 144,7 quilômetros da GO-184, trecho Jataí-Aporé; 27,5 da GO-302, trecho Aporé-Entroncamento GO-180; um quilômetro da GO-180, trecho Entroncamento GO-302-Cassilândia (Divisa GO/MS); 24 da GO-241, trecho Uruaçu-São Miguel do Araguaia.
Com informações da Assessoria de imprensa da Agetop