Visibilidade Trans: mais de 250 pessoas trans tiveram mortes violentas no Brasil em 2023

Visibilidade Trans: mais de 250 pessoas trans tiveram mortes violentas no Brasil em 2023

Esta segunda-feira, 29, é Dia Nacional da Visibilidade Trans, data celebrada há 20 anos no dia 29 de janeiro no Brasil. Criada com intuito de promover a conscientização sobre os direitos das pessoas transsexuais, o dia é uma oportunidade de discutir os desafios impostos a esse grupo social. Dessa forma, estão, entre esses desafios, a própria sobrevivência das pessoas trans.

No mais recente levantamento, o Grupo Gay da Bahia, (GGB) aponta que mais de 250 pessoas trans tiveram mortes violentas em 2023, em todo território nacional. Portanto, o País fica em primeiro lugar em número de mortes violentas de pessoas trans. 

A Ong que coleta os dados de mortes violentas por homicídio e suicídio da comunidade trans acredita que o número pode ser ainda maior. Isso se deve ao fato que o grupo faz levantamento com base em notícias, pesquisas na internet e em informações obtidas com parentes das vítimas. Além disso, o grupo apura ainda outras 20 mortes em 2023, o que pode aumentar esse número para até 277 casos. 

Situação de pessoas trans em Goiás

Em Goiás, mais de 30 casos de morte violenta de pessoas trans foram registrados entre 2017 e 2022. O dado consta no Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras, publicado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Sendo assim, o estado goiano ficou em 9º lugar no ranking durante esses seis anos. 

No mesmo levantamento da ANTRA, divulgado no primeiro semestre de 2023, Goiás ficou em 11º, com 5 mortes só em 2022. Esse número é maior do que foi notificado nos estados de Alagoas, com 4, Rio Grande do Norte, 3, e Santa Catarina, 2.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos