O julgamento do Habeas Corpus de Luiz Inácio Lula da Silva, retomado ontem (04), durou 11 horas e a tensão dominou o ambiente. Lula pode ser o primeiro ex-presidente a ser preso na história brasileira. Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e seis meses de prisão e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.
O julgamento do habeas corpus no STF teve início no dia 22 de março, mas a sessão foi interrompida. Na sessão de ontem, por maioria dos votos (6×5), o Supremo Tribunal Federal negou o habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, que buscava impedir a execução provisória da pena, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. E com isso, permitiu que ele seja preso após sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Também por maioria, os ministros negaram pedido para estender a duração do salvo-conduto concedido a Lula na sessão do último dia 22 de março. Porém, a decisão ainda deixa em aberto a data da prisão. Podendo ocorrer nos próximos dias, por ordem do juiz Sérgio Moro. Entretanto, há previsões que falam que a prisão pode ocorrer em até três semanas. (Com informações de Jota, Nexo e Valor)