Cine Goiás Itinerante estreia programação 2024

O projeto Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chega a Senador Canedo nesta quinta-feira (1º/02) e fica até sexta-feira (02/02) no município. Na programação de estreia, o projeto vai exibir os curtas premiados durante o Festival Curta Canedo, de 2023. A exibição será realizada na Praça Criativa Central. A entrada é gratuita.

No ano de 2023, o projeto passou por 66 municípios levando entretenimento por meio de cinema, principalmente para alunos das redes municipais e estaduais de ensino do interior e para a população mais vulnerável. O objetivo é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população.

O Festival de Curtas-metragens Curta Canedo, teve sua 7ª edição entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023, e reuniu 92 filmes. A proposta é ser um espaço para mostra e premiação de produções nacionais de até 25 minutos, tendo ainda uma modalidade especial para produção audiovisual goiana.

Agenda 2024

Gestores interessados em levar o projeto ao seu município, precisam se cadastrar no site https://mapagoiano.cultura.go.gov.br, entrar na aba “oportunidades”, ler o regulamento, clicar em Inscrição Cine Goiás Itinerante 2024, preencher os campos com os dados solicitados e escolher a data desejada. Após a inscrição aguardar a confirmação via e-mail ou contato da equipe responsável, caso haja necessidade.

Confira a programação:

Data: 1º/02 – das 19h30 às 22h

  • O Maníaco do Varal, dir. Andrea Neto/GO
  • Ewé de Òsányín: O segredo das folhas, dir. Pâmela Peregrino/BA
  • Narrados do Xingu, dir. Danilo Kamenak/MT
  • Pirenópolis, a guardiã das águas, dir.Juliana Marra/GO
  • Arapuca, dir. Joel Caetano/SP
  • Vão das Almas, dir. Edileusa Penha e Santiago Dellape/DF
  • A Dor do Abandono, dir. Xande Manso/GO

Data: 02/02 – das 19h30 às 22h

  • Pensão Alimentícia, dir. Silvana Beline/GO
  • Festa de Pajés, dir. Dlberê Perissê/AM
  • O Esqueleto esquecido no escuro, dir. Weslle Fellippe/GO
  • A Sombra da Terra, dir. Marcelo Domingues/SP
  • Marta Kalunga, dir. Marta Kalunga e Lucinete Morais/GO
  • Som do Silêncio, dir. Janderson Geison/SP
  • Um drink para a imortalidade, dir. Danilo Morales/SP

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos