Governo de Goiás inaugura curso técnico em Guia de Turismo

O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC) está com inscrições abertas até 5 de fevereiro para o Curso Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo, com 60 vagas distribuídas nos Cotecs de Jaraguá e Formosa. As inscrições acontecem exclusivamente pelo site https://selecao2.cett.org.br/formularioinscricao-cotec. A idade mínima para fazer o curso é de 18 anos.

O curso é totalmente gratuito e será ministrado em EaD, com 20% da carga horária (168 horas) aplicada em encontros presenciais, sempre aos sábados. A programação inclui também realização de seis viagens, contemplando destinos regionais, nacionais e um internacional, com despesas custeadas pelo Governo do Estado.

A grade curricular do curso segue o modelo do Centro Paula Souza, referência nacional para cursos de Guia de Turismo, com formatação adaptada às exigências do mercado. Em Goiás a formação é oferecida gratuitamente apenas nos colégios tecnológicos do Estado, com investimento total de R$ 2,1 milhões pelo Governo de Goiás. A primeira turma já está em andamento na unidade de Santa Helena de Goiás.

Processo seletivo

O processo seletivo acontece em três etapas: inscrição no site do COTEC, avaliação da média do ENEM ou média global do Ensino Médio, e entrega da documentação necessária no ato da matrícula. Para os alunos matriculados na 2ª e 3ª série do Ensino Médio é imprescindível a apresentação do histórico escolar e declaração emitida pela unidade escolar de origem.

A classificação será feita usando a média do ENEM ou a média das notas do último ano/série do Ensino Médio ou equivalente já cursado. Podem frequentar o curso alunos de todo estado de Goiás e do Distrito Federal. O resultado será divulgado até o dia 28 de fevereiro e o início das aulas está previsto para o dia 4 de março.

O Colégio Tecnológico de Goiás possui ao todo 17 unidades, que estão sob a gestão da Secretaria da Retomada por meio de convênio com o Centro de Educação Profissional em Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Há mais de 30 mil vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação e qualificação em diversas áreas, com inscrições pelo mesmo portal – cotec.org.br.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos