Bares e restaurantes em Goiás projetam lucro maior que 2023 no Carnaval

Bares e restaurantes em Goiás se preparam para uma temporada movimentada durante o Carnaval, com expectativa de aumento no faturamento

O Carnaval promete alegria também para bares e restaurantes de Goiânia. A expectativa do segmento é positiva, com persepctivas de impulsionar o lucro no setor. Segundo pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada com 1.878 empreendedores, 81% planejam abrir durante os dias da festa.

Dentre esses, 75% esperam faturar mais que em 2023, enquanto 20% preveem um faturamento semelhante e apenas 5% antecipam uma receita menor. A média de aumento no faturamento esperado é de 15% em relação ao ano passado e 17% comparado a um fim de semana normal.

Em Goiás, os dados apontam que 93% dos restaurantes pretendem abrir durante os dias de folia. Destes, 65% esperam aumento de faturamento, 27% estimam faturar o mesmo e apenas 8% preveem faturar menos do que no Carnaval passado. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 13%, enquanto em comparação a um fim de semana normal, o acréscimo esperado é de 12% em média.

A pesquisa ainda revela insights sobre o grau de importância que o Carnaval terá para os estabelecimentos. Cerca de 35% dos empreendimentos que abrirão no Carnaval consideram a data como pouco importante, enquanto outros 35% a veem como pouco relevante para o faturamento. Para 14%, a importância é mais ou menos, 10% a consideram muito importante e 6% afirmam que o impacto é extremamente relevante.

Expectativa

Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás, destaca que embora a festividade não seja considerada uma data significativa para a maioria dos bares e restaurantes, a pesquisa demonstrou otimismo no setor com o evento. “Mesmo aqueles que não dependem muito do Carnaval estão otimistas. Além disso, embora o endividamento ainda esteja alto, estamos observando uma queda, o que nos deixa mais animados para iniciar o ano de 2024 no Estado de Goiás.”

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a expectativa positiva para o setor em função da data reflete o atual cenário econômico favorável no Brasil. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a alta taxa de empresas endividadas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Receita paga hoje lote da malha fina do Imposto de Renda

Aproximadamente 144 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas nesta segunda-feira, 30. A Receita Federal pagará o lote da malha fina de dezembro. O pagamento também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 144.225 contribuintes receberão R$ 448,96 milhões. Desse total, R$ 290,87 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte – 64.089 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, aparecem 7.435 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quarto, estão 5.997 pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério. Os demais contribuintes prioritários são 5.617 idosos acima de 80 anos e 2.697 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Chave PIX

A lista é concluída com 31.126 contribuintes que não informaram a chave PIX e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Aberta desde o último dia 23, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, a pessoa pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Prazo para resgate

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, a pessoa deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp