O Brasil está enfrentando uma epidemia de dengue neste início de 2024. De acordo com o Ministério da Saúde desde janeiro, já foram registrados 532.921 casos prováveis da doença e 90 mortes confirmadas. Em paralelo, os casos de Covid-19 também têm aumentado. Febre, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são alguns dos sintomas da dengue e da Covid-19.
Por conta desse cenário, é fundamental saber diferenciar os sintomas da dengue e do Covid-19. Apesar de ambas as doenças terem sinais semelhantes, existem características que as diferem. Fazer a distinção entre as doenças é de extrema importância para o tratamento, já que alguns medicamentos são contraindicados para dengue.
Dengue e Covid
Tanto a dengue, quanto a Covid-19 podem causar febre, dor no corpo, falta de apetite e perda de paladar. No entanto, é possível encontrar características divergentes entre as duas infecções.
A dengue pode causar manchas vermelhas pelo corpo e, em casos mais graves, levar à dor abdominal intensa, queda na pressão arterial e hepatomegalia (aumento do fígado).
Já a Covid-19 é caracterizada por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.
Transmissão
Se pensarmos em transmissão, dengue e Covid são bem diferentes:
- Na dengue, a transmissão é via mosquito Aedes aegypti. Ele pica uma pessoa contaminada, pega o vírus, pica outra pessoa e transmite a doença. Não passa de uma pessoa para outra.
- Na Covid-19, a transmissão é pelo ar, por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Ou seja, passa de uma pessoa para outra
Sintomas
Principais sintomas da dengue
- Febre alta, superior a 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Principais sintomas da Covid
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Coriza;
- Perda de olfato;
- Dor abdominal;
- Fadiga.
Diagnóstico
Saber identificar os sintomas de cada doença pode ajudar a diferenciar o diagnóstico, mas a confirmação somente é feita através de testes laboratoriais. Tanto no caso da dengue, quanto na Covid-19, é possível realizar testes rápidos, que identificam a presença do vírus em até 15 minutos.