Itaberaí concede título de cidadania a Gracinha Caiado

Gracinha Caiado recebe homenagem em Itaberaí: “missão do governante é cuidar de vidas” (Fotos: André Saddi)

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, recebeu o título de cidadã do município de Itaberaí, cidade localizada no Centro goiano. A homenagem foi realizada durante solenidade no plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 21. “Hoje esse título me enche de orgulho, mas acima de qualquer coisa, de muita responsabilidade por essa cidade”, ressaltou Gracinha.

Natural de Feira de Santana, na Bahia, Gracinha Caiado acredita que a cidadania reforça o vínculo com Goiás, Estado onde reside e atua há décadas, ao lado do governador Ronaldo Caiado. “A missão de um governante, e de todos nós, é cuidar de vidas. Não existe estado ou cidade que esteja bem se as pessoas não estão bem. Assim sigo trabalhando e tenho certeza que vou honrar esse título”, acrescentou.

A cidadania foi concedida por meio de projeto de lei de autoria do presidente do Legislativo municipal, vereador Pereirinha, e aprovado por unanimidade na Casa. “Gracinha é uma goiana por vocação e adoção. Teve a coragem e a sensibilidade de ajudar as pessoas mais pobres e atender ao povo goiano”, declarou Pereirinha.

Um dos destaques do trabalho de Gracinha em prol de Itaberaí é o programa Goiás Social, que já destinou mais de 30 mil benefícios à cidade, incluindo 6.670 cestas básicas, cerca de 19 mil brinquedos dentro do Natal do Bem, 282 bolsas do Programa Universitário do Bem (ProBem) e 389 cartões do Aluguel Social. “Tem se destacado pela dedicação incansável, promovendo ações que impactam positivamente na vida dos goianos”, enalteceu a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia.

A cidade também foi palco do lançamento do programa Mães de Goiás, um dos carros-chefes do Estado e que presta auxílio financeiro a mulheres com filhos menores de seis anos. O município recebeu mais de 1.500 cartões do programa que repassa R$ 250 mensais para custeio de alimentos e remédios para crianças na primeira infância.

Presidente do Conselho da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Zé Garrote, que também é proprietário da São Salvador Alimentos (SSA), uma das maiores indústrias de Goiás e que tem sede em Itaberaí, também reconheceu o trabalho social da primeira-dama. “Fico muito feliz quando essa Casa, por unanimidade, entrega esse título de cidadã a Gracinha. Não é um título à toa, é para quem fez”, frisou. A solenidade teve a presença de secretários de Estado, deputados estaduais, federais e autoridades locais.

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Governo de Goiás registra 55 milhões de acessos no Portal Expresso em 2024

O Governo de Goiás alcançou um marco significativo em 2024, com o Portal Expresso recebendo mais de 55 milhões de acessos aos seus serviços digitais. Este volume representa um crescimento de 70% em comparação com o ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes.

A plataforma Expresso, desenvolvida em parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi lançada em 2021 com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Atualmente, oferece 117 serviços em ambiente totalmente digital, facilitando a vida dos cidadãos goianos e consolidando Goiás como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

Serviços disponíveis

Os canais do Portal Expresso e do aplicativo Expresso Goiás podem ser acessados de qualquer lugar do mundo via internet. Os serviços incluem consultas de informações de veículos e condutores, agendamento de atendimento presencial em unidades Vapt Vupt, solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), registro de ocorrências na Delegacia Virtual, e solicitação ou consulta de boletim escolar da rede estadual de educação, entre outros.

“Trabalhamos muito desde 2019 para digitalizar os serviços do Governo de Goiás e conseguir alcançar o índice que atingimos, que é o primeiro lugar do país em digitalização. Hoje, podemos dizer que o cidadão goiano tem todos os serviços do Estado na palma de sua mão”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A oferta de serviços em ambiente digital passa pela quebra da cultura de burocratização, um esforço liderado pelo governador Ronaldo Caiado. “A simplificação do acesso aos serviços públicos e a adesão da população são fundamentais para o sucesso do programa”, explica o secretário da Administração, Alan Tavares. A Superintendência de Transformação Pública da Sead orienta os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital, garantindo que a administração atenda às necessidades da população de maneira eficiente.

Acessibilidade e Inovação

Os cidadãos podem acessar os serviços do Portal Expresso de duas formas: em ambiente logado, utilizando credenciais de acesso ao GOV.BR para serviços que dependem de dados sensíveis, ou em ambiente não logado, para serviços que não requerem dados pessoais. Além disso, 25 serviços estão disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás.

“O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

O portal Expresso começou a ser desenhado em 2019 e, quando lançado em maio de 2021, oferecia 70 serviços. Até o final de 2024, esse número aumentou para 117 serviços. “Isso foi possível graças aos esforços de todos os órgãos no sentido de transformar e modernizar seus processos internos, permitindo que um serviço possa ser concluído pelo cidadão sem a necessidade de intermediação humana”, destaca a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Lara Garcia.

Novos serviços serão incluídos no programa nos próximos meses, à medida que os processos de simplificação de serviços forem finalizados.

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